segunda-feira, 20 de maio de 2013

Caranguejeira no Rio de Janeiro

Cesar, bom dia!
Ontem a caçada em busca da temível ARANHA-MARROM em meu gramado me trouxe outro espécime aracnídeo - e vou parar com minha tentativa de identificação por aqui... vai que não é uma aranha, né?!? Revirando uns pneus que estou preparando para fazer um canteiro sobre a grama, me deparei com este monstro. Percebi que existia uma clareira na grama em volta desta aranha, de aproximadamente 10x5cm, e esta aranha estava toda encolhida em um dos cantos. Após a captura, a aranha passou o dia inteiro totalmente encolhida, como pode ver em uma das fotos. Hoje pela manhã dei uma passada para ver como ela estava e a encontrei mais à vontade. Tentei fotografar pela frente, para tentar evidenciar a ocorrência dos tais "SEIS OLHOS", mas não consegui foco adequado. Realmente espero que esta também não seja a aranha-marrom. Grande abraço!
Alvaro de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
      Alvaro, esta não é aquilo que se diga "Puxa, como esta é uma aranha!" mas sim, é uma aranha.
     Todos os bichinhos da ordem Araneae são chamadas aranhas, mas as da infraordem Araneomorphae são as aranhas verdadeiras, as Mygalomorphae como esta são as aranhas primitivas, caranguejeiras ou, carinhosamente, mygalas. Eu não dou muita certeza, mas eu acredito que esta seja uma Acanthoscurria sp. fêmea da família Theraphosidae, uma caranguejeira, compare com as imagens AQUI e AQUI (sendo que a última foi fotografada praticamente aqui em casa).
     O veneno destas aranhas não é preocupante. Na penúltima foto vê-se que ela usou a defesa com as cerdas do abdome.

Alvaro: Cesar, obrigado pela identificação! Pude ver que esta espécie cresce bastante, então acho que que não vou mantê-la muito tempo em cativeiro. Talvez não tenha tanto espaço assim. A melhor notícia de todas é que AINDA NÃO ENCONTREI A ARANHA-MARROM que o engenheiro agrônomo identificou em meu quintal. Ou não estou procurando direito, ou a identificação foi incorreta, ou a redução da grama obrigou o bicho a procurar outra freguesia. A estatística está a meu favor. Novamente, muito obrigado!

Atualização 22/05/13: Antonio Brescovit concorda que esta seja uma Acanthoscurria sp. (Theraphosidae) e que parece ser imatura.

Um comentário:

  1. Cesar, obrigado pela identificação! Pude ver que esta espécie cresce bastante, então acho que que não vou mantê-la muito tempo em cativeiro. Talvez não tenha tanto espaço assim. A melhor notícia de todas é que AINDA NÃO ENCONTREI A ARANHA-MARROM que o engenheiro agrônomo identificou em meu quintal. Ou não estou procurando direito, ou a identificação foi incorreta, ou a redução da grama obrigou o bicho a procurar outra freguesia. A estatística está a meu favor. Novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir