sábado, 4 de maio de 2013

Escorpião-Marrom no Paraná

Encontrei esse "pequeno" escorpião em minha casa, próximo aos meus vasos de plantas. Infelizmente tive que matá-lo pois minhas cachorras estavam perto quando eu o encontrei e o bichinho despertou o interesse delas, tornando inviável qualquer tentativa de capturá-lo vivo, pois poderia fugir, ou pior, picar minhas cachorras.
Elizeu de Irati, Paraná.
Muito obrigado, Elizeu, por esta excelente imagem deste que é o nosso primeiro escorpião. Identificar aracnídeos é pra mim difícil, principalmente não sendo aranhas, mas este é certamente o escorpião-marrom (ou preto(!?)) Tityus bahiensis (Buthidae), este não é o mais perigoso, mas o que mais causa acidentes no Brasil. Escorpiões menos peçonhentos costumam ter as pinças mais largas, o escorpião-imperador, muito usado como animal de estimação é um exemplo extremo.

É bom lembrar que escorpiões são animais benéficos, que se alimentam de outros invertebrados mas, se alguém tiver problemas com escorpiões, uma boa dica é criar galinhas!

ps.: De acordo com a Tami (vide comentários), aves Anseriformes, como patos e gansos, são ainda mais eficientes que as galinhas!

6 comentários:

  1. César...as galinhas ajudam masss... Os mais eficientes são os anseriformes (patos, gansos e semelhantes)!!! O Elizeu poderia aproveitar que o escorpião já foi abatido e, se ainda o tiver, poderia levá-lo em alguma unidade de saúde. É importante catalogar as regiões de ocorrência desse bichinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Tami, eu só acho que os Anseriformes são de criação mais difícil, sou mais que leigo no assunto, mas eles não precisam de um ambiente com água?

    ResponderExcluir
  3. Não necessariamente. Algumas pessoas criam gansos africanos (mais comum) sem espelhos d'água (aliás, são excelentes "cães" de guarda tbm...rs). Mas por uma questão de bem estar dos bichinhos seria bom ter sim um recipiente no qual eles pudessem entrar de vez em quando (tipo uma caixa d'agua, por exemplo).

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sei de pessoas criando gansos assim (apesar de não ver poucos praticando, todos os recomendam como cães-de-guarda!), a minha preocupação é mesmo com o bem-estar deles, na rua de baixo da que eu morava poucos anos atrás, tinha uns em uma casa (uma das maiores).
    Mas acho também que estou pensando muito no "meu habitat natural", onde os problemas com escorpiões estão nos nossos pequenos terrenos baldios, estou acrescentando a informação à postagem, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Olá, já entrei em contato com a agência local de saúde, foi minha primeira atitude. Espero que seja um caso isolado, pois em mais de 10 anos que resido neste local, é a primeira vez que encontro um escorpião (já soube de vários casos pela cidade). O que me preocupa é justamente a falta de predadores, o que com certeza propicia o aumento da população de escorpiões. Claro que considerando que são predadores de alguns bichos como baratas, é um ser benéfico. Mas prefiro que eles não tenham que procurar seus alimentos tão próximos de minhas cachorras e plantas, =)

    ResponderExcluir
  6. Escorpiões não me parecem assim, incomuns. Houve uma coincidência enorme com esta postagem, recebi a informação que o vizinho havia capturado um em casa enquanto eu fazia a postagem! Em casa, nunca apareceu, na casa dele, que eu saiba pelo menos dois, além de muitas aranhas.
    Um dia antes, eu acho, a filha dele em casa se assustou com uma lagartixa, disse que na casa dela o pai mata. Na minha é impossível alguém me visitar, pelo menos à noite, e não visitá-las também, sempre do lado de fora, próximo da lâmpada, de uma a três.
    Elas são uma barreira natural, quem não quer ver estes bichinhos entrando em casa, cuide de suas lagartixas.
    Outro local aqui em São Paulo que é comum ver escorpiões é no cemitério de Perus, os coveiros não se incomodam com sua presença.
    Não sei, mas acho que se for catalogar todas as regiões de ocorrência deles, é só questão de tempo pra se catalogar o território inteiro.

    ResponderExcluir