sábado, 4 de maio de 2013

Escorpião-Marrom no Paraná

Encontrei esse "pequeno" escorpião em minha casa, próximo aos meus vasos de plantas. Infelizmente tive que matá-lo pois minhas cachorras estavam perto quando eu o encontrei e o bichinho despertou o interesse delas, tornando inviável qualquer tentativa de capturá-lo vivo, pois poderia fugir, ou pior, picar minhas cachorras.
Elizeu de Irati, Paraná.
Muito obrigado, Elizeu, por esta excelente imagem deste que é o nosso primeiro escorpião. Identificar aracnídeos é pra mim difícil, principalmente não sendo aranhas, mas este é certamente o escorpião-marrom (ou preto(!?)) Tityus bahiensis (Buthidae), este não é o mais perigoso, mas o que mais causa acidentes no Brasil. Escorpiões menos peçonhentos costumam ter as pinças mais largas, o escorpião-imperador, muito usado como animal de estimação é um exemplo extremo.

É bom lembrar que escorpiões são animais benéficos, que se alimentam de outros invertebrados mas, se alguém tiver problemas com escorpiões, uma boa dica é criar galinhas!

ps.: De acordo com a Tami (vide comentários), aves Anseriformes, como patos e gansos, são ainda mais eficientes que as galinhas!