quinta-feira, 16 de maio de 2013

Escaravelhos do Pará

Cesar, separei várias fotos de insetos que gostaria de ver identificados. Acredito que a maioria são besouros, mas gostaria de contar mais uma vez com sua ajuda para uma identificação mais precisa. Como são vários, vou preencher em vários formulários e você identifica aos poucos, conforme tiver tempo. Abraços.
Emir de Belém do Pará.
Megaceras jason?
Macraspis pseudochrysis
Macraspis festiva
Emir, estou publicando estes três juntos por serem da mesma família, a Scarabaeidae. O primeiro, com seus chifres impressionantes é um besouro-rinoceronte (Dynastinae: Oryctini). Pesquisei as espécies que ocorrem na amazônicas (a fauna do Pará sem dúvida está bem próxima) e cheguei no gênero Megaceras. Este documento cita as quatro espécies: M. crassum, M. laevipenne, M. philoctetes e M. stuebeli. Dentre estas espécies, Megaceras crassum parece combinar perfeitamente com ele.

O segundo e o terceiro pertencem ao gênero Macraspis (Rutelinae), o primeiro Macraspis pseudochrysis, com registro na região Norte AQUI e o segundo Macraspis festiva.

Atualização Jan/2022: O primeiro não pode ser M. crassum por causa do chifre bifurcado. M. stuebeli costuma ter os chifres do pronoto curvos para baixo. Ele parece ser macho maior de M. jason, a princípio não conhecido no Brasil, a característica da morfologia do pronoto, segundo Garcia, Alvarez & Amat (2012) precisa estar acompanhada de análise da genitália. Todos estes besouros hoje são geralmente considerados Melolonthidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário