sábado, 18 de maio de 2013

Aranha Cuspideira em São Paulo

Olá, Cesar. Encontrei essa aranha morando no batente da minha porta a uns três meses ou mais. Não quis mata-la por que achei que ela não me incomodaria, pois eu nunca a vi saindo para longe da teia, pelo menos enquanto eu estava acordado. Também evito quando posso interferir, pois, não gosto de me sentir um gigante perverso que destrói a natureza. A não ser que ela saia na alta madrugada, umas 3:00 da manhã para caçar fora. Só que a alguns dias dedetizaram a casa (dias depois dessa foto) e ela fugiu ou passou dessa para melhor. Gostaria de saber, por gentileza, qual é essa espécie e se essas menores eram filhotes. Os filhotes.... se espalharam por ai? Obrigado.
Dé, de São Paulo, capital.
     Dé, esta é uma fêmea da aranha-cuspideira Scytodes fusca (Scytodidae). Ela não representa perigo algum e sim, os pequeninos são os filhotinhos e eu, sinceramente, acho bom que tenham sobrevivido. COmo a imagem mostra, a mamãe capturou uma formiga, pelo jeito, Camponotus sp., elas podem capturar muitos bichinhos que podem trazer um incômodo maior.
     Na verdade, tive que fazer revisões aqui no Insetologia, as cuspideiras estavam entre as caçadoras, estou agrupando entre as tecedeiras, preciso entender melhor este comportamento delas. Neste site, você pode ver uma aranha cuspideira (mesmo gênero, outra espécie) com os filhotinhos em sua teia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário