terça-feira, 21 de maio de 2013

Aranha Armadeira no Rio de Janeiro.

Esta semana encontrei esta aranha dentro de minha casa em Nova Friburgo/ rj, e gostaria de saber se é uma especie venenosa. Obrigado
Luis Martins de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
     Luis, estou achando a imagem um pouco escura, mas esta é uma aranha armadeira Phoneutria sp. (Ctenidae) e ela é sim muito venenosa, qualquer acidente com estas aranhas, a pessoa deve ser levada para o socorro médico mais próximo, de preferência levando o animal. Tem aparecido muito destas aranhas e ela agora é a campeã de pedidos de identificação.

     Eu sempre recomendo que os bichinhos sejam respeitados o máximo possível mas, quero aproveitar a postagem pra lembrar que, se alguém tiver abatido aranhas, quiser e puder doá-las para estudo ou quiser saber a exata espécie do bichinho, elas podem ser enviadas, os dados estão na página de identificação de aranhas.

Luis: Ok Cesar,
Muito o brigado pelas informações, tomarei todas as medidas de cuidado.
Bom dia ,
Obrigado.
Luis.

2 comentários:

  1. Cesar, bom dia! Tenho guardadas VIVAS todas as aranhas que já enviei fotos para o seu site. Você acha interessante encaminhá-las para estudo?

    ResponderExcluir
  2. Alvaro, enviar as aranhas será sempre muito bom, o Antonio tem falado sobre algumas que seriam bem interessantes, às vezes algumas espécies sem registro em algumas regiões ou a fauna de algumas Mygalomorphae que foi bastante prejudicada no incêndio no Instituto Butantan em 2010. Mas pelo menos eu não gostaria que as aranhas morressem pra isso.

    ResponderExcluir