quinta-feira, 21 de março de 2013

Vespa-Bandeira no Rio de Janeiro

Oi Cesar, esse inseto costuma aparecer dentro de casa, voando e pousando nas paredes; parece uma pequena vespa, com uma cinturinha bem fina. A imagem não está muito nítida e foi tirada por um amigo que perguntou se alguém saberia o nome vulgar dele.
Luís Roberto de Rio de Janeiro, Capital.
Foto: Lúcia Lopes
     Oi, Luís! Este bichinho é uma vespa parasita da família Evaniidae e ela é parasita da barata. Ela deposita um ovo por ooteca, onde nascerá uma vespinha que consumirá todinho seu conteúdo.
     Se ela for igual a essa ao lado, é quase certo que se trata de uma Evania appendigaster.
     Os nomes comuns que encontrei em português são vespa-bandeira e vespa-machadinha, se não tivesse encontrado, seria exatamente os nomes que eu sugeriria, por tradução do inglês ensign wasp e hatchet wasp. Encontrei também este excelente vídeo bastante didático sobre a biologia destas vespinhas:

4 comentários:

  1. Olha só, mais uma postagem que complementou a outra em sequência!

    ResponderExcluir
  2. Se quer um nome particular, quando eu tinha apenas 5 anos eu vi o meu primeiro Evania appendigaster, uma fêmea, na creche Lapis-de-Cor de Botafogo, na sala de "aulas". Juntou uma garotada com medo do bichinho olhando, ninguém sabia o que era. Eu sempre chamei de "bicho esquisito" e achava que picava, até descobrir, aos 21 anos de idade, que este seria meu objeto de estudo por 5 anos!

    A avó de um amigo meu acreditava que este inseto entrava no nariz das pessoas dormindo, logo chamava de Bicho-de-Nariz.

    Nomes populares realmente divertem...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre quis saber que bicho era esse! Achava que era alguma espécie de mosca. Muito obrigado!

    Elas picam?

    ResponderExcluir
  4. Todas as fontes dizem que elas não picam (ex.: http://tenerifeislander.hubpages.com/hub/Ensign-Wasps-are-a-Cockroach-killer). Como elas não são sociais e o ovipositor é como o visto no vídeo, elas não têm ferrão. Só se uma revoltadinha tentasse enfiar o ovipositor na pele humana, mas isto é altamente improvável.

    ResponderExcluir