quarta-feira, 20 de março de 2013

Baratas em São Paulo

Oi César!
Tenho duas baratinhas para serem identificadas. Infelizmente a foto da segunda não ficou muito clara e não tive outra oportunidade de fotografá-la (era diferente dessas baratas caseiras comuns, pois minha cachorra adora brincar com insetos e acaba por deixá-los destruídos :(. As fotos foram tiradas em Altinópolis - SP. Abraço.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Baratas... Para ter uma ideia de como a taxonomia das baratas é complicada, os cupins, que antigamente compunham a ordem Isoptera, hoje, com o avanço do conhecimento do DNA, eles são considerados biologicamente, não mais que um grupinho de famílias de baratas, famílias estas parentes próximas da Blattidae. Isto faz com que a barata-de-esgoto Periplaneta americana, a mais conhecida de todas, seja mais aparentada dos cupins do que destes bichinhos nas fotos (se eu tiver dito bobagem, por favor, alguém me corrija).

Bom, feita a desculpa para a minha falta de habilidade em identificar baratas, vamos ao trabalho:

A primeira imagem, apesar de parecer muito escura, eu creio que seja de uma barata-do-Suriname Pycnoscelus surinamensis (Blaberidae, Pycnoscelinae), uma espécie originária da África e que acabou por colonizar o mundo.

A segunda, creio que seja uma Pseudomops sp. (Ectobiidae, Blattelinae), provavelmente P. neglectus (ou P. neglecta).

Aproveito esta postagem pra dizer, se alguém tiver uma foto da P. americana, ela é muito bem vinda. Aqui onde eu moro não temos rede de esgoto, penso que por isto elas não aparecem, louva-a-deus tem direto dentro de casa, barata-de-esgoto, que me lembre, até hoje só vi uma vez.

7 comentários:

  1. pode deixar que te mando fotos da barata americana hehehe:)

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Barbara! É o tipo de bicho que ninguém mandaria fotos, quem vai pedir pra identificar uma barata comum? Baratas, formigas, estes bichinhos acabam ficando desprezados aqui, tadinhos...

    ResponderExcluir
  3. pois eh! mas existem baratas e baratas. Algumas muito fofas por sinal :) as americanas sao so meio porquinhas

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, elas passam mais tempo se limpando do que um gato!
    Na minha opinião, baratas, ratos e pombos são animais importantíssimos pra nós. Eles se alimentam do lixo que NÓS, porquinhos (e os porcos dizem: EU!?) produzimos.

    ResponderExcluir
  5. boa reflexao! selva de pedras........

    ResponderExcluir
  6. E convenhamos: quem viu uma barata limpando as costas das asas contra uma quina de parede, sabe que mesmo estes animais conseguem ser fofinhos... fiquem observando um dia...

    ResponderExcluir