quarta-feira, 20 de março de 2013

Baratas em São Paulo

Oi César!
Tenho duas baratinhas para serem identificadas. Infelizmente a foto da segunda não ficou muito clara e não tive outra oportunidade de fotografá-la (era diferente dessas baratas caseiras comuns, pois minha cachorra adora brincar com insetos e acaba por deixá-los destruídos :(. As fotos foram tiradas em Altinópolis - SP. Abraço.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Baratas... Para ter uma ideia de como a taxonomia das baratas é complicada, os cupins, que antigamente compunham a ordem Isoptera, hoje, com o avanço do conhecimento do DNA, eles são considerados biologicamente, não mais que um grupinho de famílias de baratas, famílias estas parentes próximas da Blattidae. Isto faz com que a barata-de-esgoto Periplaneta americana, a mais conhecida de todas, seja mais aparentada dos cupins do que destes bichinhos nas fotos (se eu tiver dito bobagem, por favor, alguém me corrija).

Bom, feita a desculpa para a minha falta de habilidade em identificar baratas, vamos ao trabalho:

A primeira imagem, apesar de parecer muito escura, eu creio que seja de uma barata-do-Suriname Pycnoscelus surinamensis (Blaberidae, Pycnoscelinae), uma espécie originária da África e que acabou por colonizar o mundo.

A segunda, creio que seja uma Pseudomops sp. (Ectobiidae, Blattelinae), provavelmente P. neglectus (ou P. neglecta).

Aproveito esta postagem pra dizer, se alguém tiver uma foto da P. americana, ela é muito bem vinda. Aqui onde eu moro não temos rede de esgoto, penso que por isto elas não aparecem, louva-a-deus tem direto dentro de casa, barata-de-esgoto, que me lembre, até hoje só vi uma vez.