sexta-feira, 1 de março de 2013

Louva-a-Deus em Minas Gerais

Esse louva-a-deus mora na árvore de carambola da minha granja, ele está ficando cada vez maior e difícil de ser fotografado, teria alguma chance de saber qual é a espécie dele? Ele é grande, tem uns 8cm.
Obrigada!
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Raphaela, eu preciso dizer que acho muitíssimo difícil identificar a maioria de nossos louva-a-deus, não por que não haja distintivos, mas por que nos falta referências para pesquisa. Gostaria muito de encontrar algum biólogo ou criador que possa ajudar nesta tarefa. Mas o seu pequeno gigante, que ainda nem adulto é  e já é grandão, está se parecendo demais com este Stagmatoptera hyaloptera (Vatidae, Stagmatopterinae) representado AQUI, note as partes amarelas por dentro das raptoriais e a mancha escura no meio do fêmur (porém o criador diz não ter mais que 7 cm). Você só precisará confirmar se: o abdome é achatadinho (ou se ele achata às vezes, não sei) e se quando ele criar asas terá estas marquinhas de "olhos" nelas. Preciso notar também, que só confirmei sua presença no extremo sul do país, mas o gênero Stagmatoptera creio que já está confirmado.

Atualização 29/03/13: Seguindo a taxonomia dos louva-a-deus em Mantodea Speciesfile, a família é Mantidae.

Amo Louva a Deus: Realmente se trata de uma Stagmatoptera hyaloptera.

4 comentários:

  1. Experimente o Professor Leonardo Gomes da UFPA / SOure, que dá cursos de taxonomia de Louva a Deus!.. ele pode ajudar!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA!!!!!!!!!!!! LINDO DEMAIS QUASE TIVE UM TRECO!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Sr(a). Anônimo(a), vou procurá-lo!

    ResponderExcluir
  4. Realmente se trata de uma Stagmatoptera hyaloptera

    ResponderExcluir