sexta-feira, 1 de março de 2013

Percevejo-de-Planta no Rio de Janeiro

Oi Cesar, tudo bem?
É a segunda vez que vejo esse inseto no meu quintal e gostaria que fosse classificado por você,ok?
Data da foto: 01.03.2013
Local: Cordeiro-R.J.
Um abraço,
Lúcia Lopes
     Lúcia, este é certamente um hemíptero, e em Hemiptera eu não vejo muitas possibilidades, embora eu não tenha encontrado nenhum com padrão de manchas semelhante, este me parece ser um percevejo-de-plantas (do inglês plantbug) da família Miridae.

Eduardo Fox: Eu chutaria que é um Lygaeidae... acho que já vi alguns destes, e que deixam ninfas bem vermelhas!.. nao sei espécie

Cesar: Hmm, deve ser, neste caso ele deve ser maior do que achei. Os padrões estavam me lembram mesmo o percevejo-das-gramíneas (Blissidae), que AQUI consta como subfamília de Lygaeidae. As ninfas não seriam de ropalídeos?
Bom, ainda preciso pesquisar mais, estou marcando como não identificado.

Atualização 03/03/13: Bom, parece que eu e o Eduardo concordamos em Largidae, provavelmente Largus sp. (Pyrrhocoridae, dependendo do autor).

6 comentários:

  1. Eu chutaria que é um Lygaeidae... acho que já vi alguns destes, e que deixam ninfas bem vermelhas!.. nao sei espécie

    ResponderExcluir
  2. Estou achando que pode ser alguma especie de Oncopeltus... quanto as ninfas: vc tem razao! Sao estas mesmo! Como ocorriam juntas com estes adultos em volta de uma mesma paineira achei que eram deste percevejo!..

    ResponderExcluir
  3. Mas eles são tão coloridinhos, não tô achando muito parecidos. Tô achando eses aqui bem mais semelhantes: http://www.pybio.org/11411/largidae/

    ResponderExcluir
  4. Excelente, acho que Largus sp. é um bom candidato!.. Daria para confirmar se tiver ocelos visíveis na foto 2, o que acho que pode ser visto no original -- vc pode checar?

    Mas isso significaria que as ninfas vermelhas realmente deviam ser deles, pq parece ser comum no grupo, vide o link com outra espécie:

    http://www.whatsthatbug.com/2011/02/08/heteropteran-nymphs-resemble-red-light-bulbs/

    Fiquei apenas na dúvida se a família Largidae está em uso, pois no meu livro ela está dentro de Pyrrhocoridae...

    ResponderExcluir
  5. Ontem mesmo eu tinha visto esta outra postagem em WTB?: http://www.whatsthatbug.com/2009/02/23/aggregation-of-unknown-red-hemipterans-in-brazil/, aí eu vi que ninfas de diversas famílias de heterópteros podem ser muito semelhantes tanto em aparência como em comportamento (ainda acho que acertei naquela postagem que mostrei).
    Largidae me parece bem em uso, eu tenho aqui procurado seguir o método de classificação em BugGuide, pra não fazer confusão, e me parece que eles estão sempre bem atualizados com os rearranjos taxonômicos baseados em DNA. Lá, Pyrrhocoridae e Largidae são duas famílias da superfamília Pyrrhocoroidea: http://bugguide.net/node/view/476103/bgpage
    Eu já vi em um mesmo site duas mariposas no gênero Thysania, a T. zenobia e a T. agrippina uma ser classificada em Noctuidae e a outra em Erebidae, pra evitar isto, estou seguindo o BugGuide.
    Hemipteros nunca me pareceram tão difíceis.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esta outra postagem que vc trouxe!

    É exatamente isto que eu (note: outro Eduardo!) observei em Itaipava: as mesmas pequenas ninfas agregadas do mesmo jeito, só que em vota de uma paineira. Junto destas havia adultos de um hemíptero que me pareceu semelhante ao das fotos colocadas. Inclusive eu os tinha em minha caixa de insetos classificado como Lygaeidae, mas infelizmente eu doei todos meus insetos montados para a UEL... senão eu já ia tirar esta outra curiosidade também!

    Pois muito bem, fico muito feliz que este ficou resolvido, e aprendi bastante no processo!

    ResponderExcluir