sábado, 2 de fevereiro de 2013

Escaravelho Macraspis em São Paulo

Olá César!!!
Cá estou eu mais uma vez...rs (e com certeza voltarei muitas outras!)! Então, a foto que estou te enviando hoje é de um maravilhoso besouro/escaravelho verde metálico encontrado na área urbana de Altinópolis-SP. Você pode identificá-lo para mim??? Agradeço a atenção. Até a próxima!
Tami de Altinópolis, São Paulo
Esta belezinha é Macraspis festiva (Scarabaeidae, Rutelinae). A única fonte "mais científica" com imagem que eu encontrei é em Insetos do Brasil (pág. 46).

Gostaria muito de usar algum nome comum, mas seria falacioso chamá-lo Besouro Drury, pois pela mesma lógica, seria Besouro Burmeister.

Tami: É um besouro muito lindo! Eu tinha visto alguns besouros semelhantes que, em inglês, foram chamados de jewel beetles. Nome bastante adequado, pois realmente se parecem com jóias. Tenho aqui foto de um outro besouro com a morfologia muito semelhante a este que enviarei em breve (são tantos...rs, vc nem imagina)! Muito obrigada e até breve.

Cesar: Jewel Beetles são os besouros da família Buprestidae. O nome comum em inglês a todos os besouros da subfamília Rutelinae é Shining Leaf Chaffer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário