terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ascalafídeos em Minas Gerais

Boa tarde César!
Gostaria de saber que inseto é esse! Eu o encontrei em Ouro Preto (Glaura) em uma reserva de Mata Atlântica. Abraço.
Tami de Altinópolis, São Paulo
     Tami, estes são insetos da família Ascalaphidae (Neuroptera, Myrmeleontiformia). Este documento cita a ocorrência de três gêneros em Minas Gerais e eu não vejo nas pesquisas nada que me faça preferir um dos três, mas seus olhos indicam que pertencem à subfamília Ascalaphinae. Aliás, aqui mesmo no Insetologia está registrada a ocorrência de um quarto gênero em MG, na impressionante Albardia furcata. As larvas são predadoras e acredita-se que os adultos também sejam. Os dois ou três indivíduos nas fotos parecem ser fêmeas.
     Não raramente são confundidas com libélulas, ou se diz que se parecem com um cruzamento destas com borboletas e, infelizmente, é mais um caso de insetos sem nomes comuns em português.

Tami: Ascalafídeos...que nome bonitinho, pode ser adotado como nome comum...rs! Você disse que os insetos da foto parecem ser fêmeas, como é feito o dimorfismo?

Cesar: A diferença fundamental está na largura do abdome, fêmeas têm abdomes mais largos, onde geram os ovos, da mesma forma que mulheres costumam também ter quadris mais largos que homens. Brisbane Insects mostra bem esta comparação em ascalafídeos, mas esta diferença vale pra quase todos os insetos e aracnídeos, por exemplo, estas baratas.

Tami: Ahhm! Adorei saber! Gostei do link mostrando a diferença no abdome ascalafídeos! Achei interessantíssima a aparência das larvas! Mas juro que dispensaria o link e as fotos das baratas domésticas com aparência "crocante"...rss! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário