sábado, 20 de outubro de 2012

Ascalafídeo Albardia furcata em Minas Gerais

Este inseto foi fotografado em remanescente de Mata Atlântica, no alto de um rochedo com aproximadamente 1.102m de altitude. No mês de outubro.
André Firmiano de Guanhães, Minas Gerais
Devo assumir que me surpreendi muito com as fotos e que até cheguei a cogitar a possibilidade deste ser um belo artesanato. Existem muitas características que me lembram a ordem Odonata (libélulas e donzelinhas): os olhos, as pernas e as asas, porém o corpo peludo...
Na minha resposta de prontidão, eu disse: "UAU! Me surpreendi com uma única foto que abri, ainda não tenho nenhuma resposta de pronto, mas darei o melhor de mim na identificação."

André Firmiano: Quanto ao outro inseto (o primeiro era a borboleta caixão-de-defunto), também fiquei muito curioso. Pois, sou recém formado em Biologia e trabalho em uma Unidade de Conservação da minha cidade.
No Parque Estadual Serra da Candoga, ele não possui muitos atratativos não e foi criado em 1994, onde as fotos foram tiradas. A foto daquele inseto, foi tirada por acaso e eu não estava com uma máquina muito boa neste dia. Era meu primeiro dia de reconhecimento do parque, voltei várias vezes no local onde foi tirada a foto e não consegui mais vê-lo.
Valeu ! muito obrigado pela atenção.

Cesar: Tive que "pedir a ajuda dos universitários":

Daniel Marlos:  Hi Cesar, I think it is an Owlfly. May I post the pictures?

Cesar: Owlflies (inseto-voador-coruja, na minha melhor tradução) são insetos da ordem Neuroptera, família Ascalaphidae. O inseto mais conhecido da ordem neuroptera aqui no Brasil é o bicho-lixeiro (crisopídeo).

Mas a partir daí veio o segundo problema: Esta chave taxonômica diz que a família Ascalaphidae tem as antenas maiores do que a metade do comprimento das asas anteriores, enquanto a família Myrmeleontidae tem as antenas mais curtas do que a metade do comprimento das asas.
E agora? Myrmeleontidae têm o abdome fininho! Seria uma excessão em qual família? Ou seria uma terceira família, já que a chave diz: "Algumas" famílias de Neuroptera?
Tendo confirmado que Albardiinae é uma subfamília de Ascalaphidae com um único representante vivo, Albardia furcata, o problema foi solucionado.

Não há muitas imagens deste bicho na internet, mas fotos podem ser vistas no Flickr AQUI e AQUI.

Este inseto parece ser muito raro, e não deve ter um nome comum. Como inseto-voador-coruja não vai colar, seria legal uma campanha para batizarmos o bichinho!

Agradeço profundamente a Daniel Marlos e What's That Bug? pela elucidação deste mistério.

3 comentários:

  1. Como irmã do autor deste blog, devo confessar que o mistério da Albardia Furcata também me mobilizou. É um animal incrível, tão incrível que, à primeira vista, você fica na dúvida se esse animal realmente existe!!!!! Muito legal ver esse mistério solucionado :D

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, voce está certo!Sou estudante de Biologia pela UNEB e estou trabalhando com Neuroptera. Este inseto é da família Ascalaphidae, subfamília Albardiinae e a espécie que se tem registroaqui no BRA é Albardia furcata. São da Ordem Neuroptera. Coletei um desses há alguns meses aqui em Pernambuco. Eles ocorrem desde o Pará té o RJ. Muito boa a foto, parabéns!!

    ResponderExcluir