terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Aranha Saltadeira em São Paulo

Oi César!
Eu gostaria de saber o nome dessa aranha que encontrei: Achei interessante o fato de ela possuir o primeiro par de pernas mais desenvolvidos que os demais. Na foto não dá para ter noção do tamanho, mas ela é tão diminuta quanto aquelas aranhas comuns que encontramos dentro de casa (aliás, qual o nome científico dessas?).
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Tami, é um pouco difícil saber qual das aranhas diminutas, mas se for uma mais ou menos parecida com esta então é uma aranha da família Salticidae, como esta também é. Salticidae é a maior família de aranhas com mais de 4.000 espécies descritas e muitas vezes é muito difícil ir além na identificação. Estas pernas dianteiras superdesenvolvidas é comum em muitas espécies, inclusive em subfamílias diferentes, como você pode conferir AQUI e AQUI. Algumas espécies podem também se parecer muito com seus parentes distantes, os pseudoescorpiões, compare as imagens AQUI e AQUI.

Tami: Vi nas fotos do link que vc mandou (família Salticidae), e as pequenas aranhas que encontro em casa se parecem muito! César, vc sabe me dizer se essas pernas superdesenvolvidas têm alguma função?

Cesar: As pernas dianteiras destas aranhas são essenciais na captura das presas e há informações de que sejam usadas também em rituais de acasalamento. Estou convencido de que esta aqui é uma Metacyrba sp. (Marpissinae).

Um comentário:

  1. Vi nas fotos do link que vc mandou (família Salticidae), e as pequenas aranhas que encontro em casa se parecem muito! César, vc sabe me dizer se essas pernas superdesenvolvidas têm alguma função?

    ResponderExcluir