sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Formiga Falsa-Tucandeira na Bahia - Primeiro Pedido de Identificação da Região Nordeste!

É a mesma formiga de estalo que aparece no site de vocês, apenas gostaria de saber ao certo família, Gênero e espécie pois necessito urgente desta informação.
desta formiga não possuo informações, apenas encontrei-a num rio proximo a minha casa, onde ela corria muito rapido.
(...)
desde já agradeço.
Letícia de Alagoinhas, Bahia
Letícia, em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que esperava ansiosamente pelo primeiro pedido de identificação da região Nordeste. A partir desta postagem, todas as regiões do Brasil já estão registradas aqui!

Letícia, eu discordo que esta seja uma formiga-de-estalo. Quanto à família, todas as formigas pertencem a uma única família, a Formicidae (com excessão das formigas-de-veludo, que são na verdade vespas e das formigas-leão, neurópteros). Eu concordo que, como as formigas-de-estalo, esta pertença à subfamília Ponerinae mas, sem dúvidas, não é uma Odontomachus sp. Não descartando a pequena possibilidade desta ser uma Pachycondyla (gostaria de ver melhor suas mandíbulas) mas esta para mim tem tudo pra ser uma falsa-tucandeira (ou falsa-tucandira) do gênero Dinoponera (clique AQUI para ver um vídeo sobre as tucandeiras verdadeiras).

O gênero Dinoponera é um gênero de formigas muito grandes, a Dinoponera gigantea, é a maior espécie de formigas neotropicais, algumas fontes a consideram a maior do mundo. A espécie D. lucida está na lista de animais ameaçados de extinção.

Infelizmente, eu não posso te garantir qual a espécie, por não serem insetos com algo muito marcante para diferenciar, isto deve ser feito por especialistas com o bichinho em mãos. Mas, para mim, a D. lucida é muito brilhante e a D. gigantea, ironicamente tem o abdome muito curto. Esta me parece ser Dinoponera quadriceps, com presença confirmada na Bahia AQUI. Este outro, diz que ela é usada na medicina popular baiana e a SuperInteressante traz esta super interessante matéria sobre seus hábitos reprodutivos disputados com lutas e que, no final, o macho sai castrado.

As formigas falsa-tucandeiras são caçadoras, possuem ferrão de picada dolorosa e não possuem rainhas. Veja todas estas Ponerinae juntas, Dinoponera, Odontomachus e Pachycondyla em Fauna Paraguay.

Um comentário:

  1. Eu acho que sua ID como Dinoponera quadriceps deve ser realmente a mais provável!..

    ResponderExcluir