sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Caranguejeira-Azul na Bahia

(...)
esta aranha também a encontrei no mesmo lugar podem identificar para mim?
desde já agradeço.
Letícia de Alagoinhas, Bahia
Esta é a segunda parte do primeiro pedido de identificação da região Nordeste. E ainda veio com uma grande contribuição, esta é a primeira aranha da infraordem Mygalomorphae (caranguejeiras)! A subordem Mygalomorphae é considerada um grupo de aranhas mais primitivas e possuem algumas diferenças anatômicas das Araneomorphae, como por exemplo a posição das mandíbulas que são mais voltadas para trás do que para dentro, veja comparação AQUI.

Letícia, estas imagens parecem combinar muito bem com Iridopelma seladonim (Theraphosidae, Avicularinae), registrada e confirmada no Nordeste em Arachnoboards AQUI e AQUI. As aranhas da família Theraphosidae são conhecidas por caranguejeiras, aranhas que em geral não possuem picada perigosa, algumas espécies costumam raspar os pelos do abdome que podem ser urticantes e perigosos se inalados. Apesar disto, em uma discussão em Arachnoboards, este gênero é descrito como "rápido e nervoso".

Letícia: Fico muito agradecida Cezar Crash pelas identificações dos insetos foi de grande importância para mim
agradeço também por participar do seu site e poder contribuir com a aranha Iridopelma seladonim, da infraordem Mygalomorphae (caranguejeiras).

Atualização Out / 2.015 - Victor Ghirotto: Pra mim a ID parece correta. Só um detalhe, mudou para Typhochlaena seladonia. Macho maturado! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário