sábado, 29 de dezembro de 2012

Aranhas do Rio Grande do Sul 1 de 3: Aranhas Lobo

As fotos em anexo, são de aranhas do Norte do Rio Grande do Sul,
A foto 01 é de uma aranha que costuma se esconder em baixo de pedras, e tem +- 5 cm de comprimento com as patas abertas.
(...)
A Foto 03, aranha com as mesmas informações que a foto 01, só que esta tem cerca de 7cm
(...)
Silvio, de São Paulo
     Olá, Silvio. Uau! Cinco fotos de aranhas, meu ponto (mais) fraco! Estou postando as imagens em postagens separadas, por que penso que ajudará no futuro, na busca de imagens quando as pessoas estiverem fazendo pesquisas.
     Estas duas Silvio, eu creio que são a fase jovem e adulta de uma mesma aranha, na última imagem eu fiz detalhes do abdome que me fazem estar (quase) certo disto. Vou basear as pesquisas neste documento: Lista das espécies de aranhas (Arachnida, Araneae) do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
     Para mim, tudo indica que esta aranha é uma aranha-lobo da família Lycosidae, gênero Lycosa. Estou muito familiarizado com uma espécie, a L. erythrognatha, que vive me fazendo visitas e não me parece ser uma. Já as demais espécies listadas naquele documento, faltam referências fotográficas na internet, o que me impede de dar uma identificação no nível da espécie, portanto: Aranhas-lobo, Lycosa sp.
     Embora não sejam realmente perigosas, não recomendo o manuseio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário