sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Insetos do Cerrado 3 de 3: Borboleta Raio-Azul

Procurando identificação de insetos do Cerrado
Coloco aqui algumas imagens que fotografei no bioma Cerrado precisamente em Goiás no Centro Oeste. São insetos que desconheço e, por mais que fizesse buscas pela net não consegui encontrar nenhum que fosse pelo menos parecido com eles. Talvez esta seja um tarefa para os especialistas em Entomologia.
As imagens foram colhidas numa área rural meio a vegetação (Jaraguá, Goiás). Se alguém souber a identidade e informar eu ficaria grata. (conforme postado em Caliandra do Serrado)

Rara borboleta azul - Borboleta ou mariposa apareceu sobrevoando vasos de plantas durante o dia. Azul com com listras cinza e branco, as asas sombredas em azul escuro no centro próximo ao corpo e azul claro nas estremidades. Possui pintas cor de rosa choque.

Elma Carneiro de Goiânia, Goiás. Foto por Jane Carneiro
 
Borboleta Raio-Azul ou Borboleta Caliandra Lyropteryx sp.

Esta é uma borboleta da família Riodinidae, gênero Lyropteryx. De tirar o fôlego, né?

Existem  quatro espécies de borboletas Lyropteryx, todas muito parecidas, quando um indivíduo possui particularidades, outros da mesma espécie são parecidos com os da outra. Veja a galeria de fotos em Butterflies Of America. Apesar da grande semelhança entre elas, Lyropteryx appollonia apollonia é a única espécie reistrada em icmbio.gov.br no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros em Goiás. Borboletas Lyropteryx não possuem um nome comum em português, como consta no livro Borboletas - Guia Prático.

Borboleta batizada: Borboleta Raio-Azul ou Borboleta Caliandra.

3 comentários:

  1. Borboleta raios-azuis (do inglês blue-rayed), que tal? Eu tinha pensado em zebra-azul, mas já existem borboletas-zebra em outra família.

    ResponderExcluir
  2. Cesar Crash
    Reamente uma maravilhosa borboleta, e você deve saber que é muito difícil fotografá-las pela sua velocidade e movimentos. Elas realmente não fazem poses rsrs
    Minha irmã disse que foi muito difícil mas conseguiu.
    Gostei da sua sugestão "Raios azuis", e vamos deixar a zebra na sua espécie em seu continente não acha?
    Tenho um amigo que batizou seu cão com o nome de LEÃO.

    O Caliandra do Cerrado agradece sua participação da identificação dos insetos expostos.

    Um bom final de semana e mais uma vez meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando...
    Borboleta Raio Azul me parece ter uma sonoridade melhor, além de estender o sentido do nome do fato de ser "raiada de azul" para a sua velocidade no vôo e a dificuldade que a Jane teve de fotografá-la!

    ResponderExcluir