segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mosca Bombiliídea em Minas Gerais

Um mosquito sangue suga.
Constantemente encontro um mosquito gordinho e com muito sangue na barriga, parece um pernilongo, mas é mais redondo.
Evandro "Djow" de Uberlândia, Minas Gerais
 
Atualização Ago./2.020 - Matheus Soares: Essa mosca é um Bombyliidae, subfamília Phthirinae, são polinizadores. Simuliidae possuem veias quase hialinas nas asas.

Postagem original:

Olá, Djow!

Este é um díptero da família Simuliidae conhecido popularmente por borrachudo ou pium. Borrachudos são aparentados dos mosquitos comuns na infraordem Culicomorpha.

Eles costumam viver em locais próximos a córregos e riachos com queda d'água. Em muitos lugares do mundo são conhecidos vetores de doenças, entre elas, principalmente a oncocercose. De hábitos diúrnos, somente as fêmeas picam para a maturação dos ovos. Em Minas Gerais, parece não haver registros de doenças transmitidas por borrachudos, mas podem ser um grande incômodo e se tornar pragas, além de atacar animais podendo trazer prejuízo aos criadores. O ataque pode ser perigoso a humanos se atacado por muitos indivíduos ou se a pessoa for alérgica. A superpopulação de borrachudos é um indício de desequilíbrio ecológico, como consta neste dicumento da EMBRAPA.

Existem muitas espécies e poucas referências para identificação, mas este me chama muito a atenção pelo tamanho da proboscis (bico). O gênero mais comum no Brasil é o Simulium, e esta parece ser uma espécie deste gênero. Veja informações sobre o controle de borrachudos em rs.gov.br e em controlemunicipal.com.br.
Uma boa galeria de espécies pode ser vista em Bold Systems.  

Evandro: Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário