segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vespa Joia Ampulex compressa

Vespa joia (Fêmea)
Vespa joia (Macho)
Vespa joia (Macho)
Uma criatura que sai do ovo e penetra seu hospedeiro vivo, onde se desenvolve e cresce até eclodir, deixando para trás o cadáver de sua vítima e sai à procura de mais alguém, para ser parasitado por sua prole. E não adianta tentar matar o parasita, isto pode ser muito perigoso; ele tem sangue ácido!

Esta coisinha linda da foto acima é a vespa jóia; Ampulex compressa (Ampulicidae), para os mais íntimos. Ela é verde metálica, possui os fêmures trazeiros e centrais vermelhos e um par de anteninhas em forma de gancho. E o mais interessante: ela é parasita da barata de esgoto! A vespa jóia tem o poder de transformar baratas em zumbis, dando uma ferroada na cabeça dela, ela injeta uma substância psicótica e a barata perde a capacidade de fuga. Em seguida, a vespa bota um ovo na barata, que ao nascer entra dentro do corpo da barata viva. Depois disso, a vespa corta as anteninhas da barata, suga um delicioso líquido nutritivo, conduz a barata até o seu ninho (como um homem conduz o cavalo pelas rédeas), onde o bebê vespinha se desenvolverá dentro da pobre barata até se tornar adulta e deixar o corpo do hospedeiro. A vespa joia não é nativa do Brasil, ela é originária do Velho Mundo, quando foi introduzida aqui eu não sei, mas encontrei esta referência dizendo que foi introduzida intencionalmente no Havaí.
A primeira foto é de uma fêmea, as duas seguintes são de um macho encontrado morto, ambos fotografados em Pirituba, Sao Paulo.
Temos aqui um excelente vídeo desta maravilhosa criatura em ação:

Ah! Claro, o sangue ácido é brincadeira!

Veja também em What's That Bug? aqui, e uma mais antiga aqui.

Atualização 05/11/12: Esta é apenas uma das muitas pesquisas relacionadas que sempre geram entrada no blog: Vespa joia pode matar?
 Sim, a barata NÃO SOBREVIVE AO PROCESSO. A vespa mata, e não sem antes judiar do pobre bichinho.

5 comentários:

  1. Deixe-me apenas comentar em um detalhe sobre a letalidade do veneno para as baratas: a barata não morre envenenada. Ela fica meio "lesada", ou seja, com o comportamento letárgico e atípico. Talvez por uma sobrecarga dos receptores de neurotransmissores. O veneno da vespa-jóia é rico em dopamina (neurotransmissor deficiente no cérebro de pacientes com Parkinson), e é injetado direto no cérebro da barata.

    O que mata a barata depois é a larva da vespa, que a devora.

    ResponderExcluir
  2. Hum, entendi, por causa da brincadeira no final, né?
    Durante o texto eu disse "Em seguida, a vespa bota um ovo na barata, que ao nascer entra dentro do corpo da barata viva", logo pelo próprio texto, ela não morre pelo veneno.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi uma na minha casa semana passada.
    Ela estava arrastando uma barata zumbi.
    Falei pra minha mãe que tinha uma barata zumbi.
    Ela falou: o que é isso?!?barata zumbi?!?
    hauhuahuhauha...ela ficou espantada ao ver o inseto fazendo o que quiser com a barata.
    Nem eu estava acreditando no que estava vendo.
    Eu já tinha visto várias matérias na internet sobre este inseto.
    Só que nunca imaginei que encotraria um no quintal da minha casa.
    Fui privilegiado pela natureza!
    É um inseto muito bonito e raro.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho umas dúvidas.
    Este inseto é nativo de qual lugar?
    Do Brasil que não é!
    E como será que ela veio parar aqui?!?

    ResponderExcluir
  5. Cara, não são mais raras por aqui não.
    Foi um sacrifício pra eu fotografá-la, depois fiquei sabendo que tem um monte numa oficina mecânica perto de casa.
    Veio do velho mundo, pra vir pra cá é fácil, entra em navios ou aviões atraídas por baratas e pronto. Ou podem ter vindo do Havaí da mesma forma.

    ResponderExcluir