segunda-feira, 5 de março de 2018

Mané Magro Stiphra no Ceará

Boa noite, César! Você poderia me ajudar a identificar esse? Achei as características da morfologia externa semelhantes ao Pseudoproscopia scabra, mas nunca vi dessa cor/com essas pintas. Registro feito na cidade de Redenção, no Ceará.
Henrique Pinheiro
Henrique, este é um grupo que, por falta de qualquer referência que me elucide sobre sua taxonomia, prefiro sempre deixar na família. Comparando com imagens ditas de P. scabra (Proscopiidae: Proscopiinae: Proscopiini), eu diria que a distância entre a cabeça e o primeiro par de pernas parece menor neste, assim como o comprimento os fêmures dos dois primeiros pares. Não sei porém quais caracteres são 

Mas pra falar apenas da coloração, ele é semelhante a uma forma de Stiphra robusta (Proscopiinae) conhecida antigamente como S. taeniata. Moraes (1982) dizia que era conhecida "nos Estados de Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte" e que esta forma era "predominante durante o período de fim de janeiro a início de março". Ele combina com este registro de @netomendesct.

Nenhum comentário:

Postar um comentário