quarta-feira, 26 de julho de 2017

Aranha Chatinha Selenops no Rio de Janeiro

Olá Cesar, tudo bem? Faz tempo que não apareço por aqui. Depois que coloquei quatro belos exemplares de Gallus Gallus Domesticus no meu quintal, realmente a população de insetos causadores de divórcios reduziu bastante, quase ao limite da extinção!
Porém ontem uma aranha sorrateira surgiu de por debaixo do alizar da porta, na parte superior do caixonete, e resolveu aterrorizar o banho de minha amada esposa. Devido a traumas de infância e a um monte de fotos de desdobramentos trágicos na internet de acidentes com a aranha-marrom, infelizmente não tive opção senão iniciar uma ofensiva química contra o(a) visitante.
Ao término da missão, com o devido respeito de quem percebe ainda alguns movimentos involuntários nas pernas, fotografei o(a) defunto(a) em vários ângulos e submeto a vossa avaliação.
Percebi ameaçadores SEIS OLHOS alinhados na horizontal, o que me remete a classificação Selenopidae, mas sempre me preocupo com uma avaliação nunca confirmada de um engenheiro agrônomo que disse ter visto aranha marrom no meu quintal.
Agradeço a gentileza de confirmar ou corrigir esta classificação e me orientar a melhor forma de minimizar a ocorrência deste inseto em minha casa.
Muito obrigado por suas observações e parabéns pelo trabalho!

Alvaro - Rio das Ostras/RJ
Puluco Tchuco.
Puluco, primeiro indo à obrigação do sermão, de fato aranhas-marrom causam acidentes muito sérios, é preciso tomar cuidados com elas. Mas das imagens aqui na internet, é difícil dizer quantos realmente são causados por aranhas-marrom, pois aqui alguns amam criar boatos dos mais infundados, outros amam espalhar, outros acreditar (1, 2, 3...). Estes boatos chegam a ser, em minha opinião, muito mais nocivos do que os animais envolvidos. Eu mesmo já fui informado pela internet de coisas que eu disse e não sabia. Enfim, traumas devem ser tratados, o conhecimento deve ser buscado para se discernir o perigo e, sempre que possível, coletar os bichos vivos e devolvê-los à natureza é uma atitude bacana. Aranhas são predadores benéficos, que podem controlar animais nocivos, vetores de doenças, sem cobrar pelo serviço.

Quanto à aranha, estou confuso com sua identificação. Este parece mesmo ser um macho de Selenops (Selenopidae), mas me é estranho que tenha chegado à família Selenopidae pela contagem de seis olhos, uma vez que elas têm oito (dois deles são bem pequenos).

Estas são aranhas bem velozes, mas elas não representam perigo. Como aparentemente esta foi a única que apareceu na residência, não me parece haver motivos para minimizar sua presença, foi por acaso que ela entrou em casa. A melhor recomendação é fechar portas e janelas ao escurecer, quando elas começam a forragear, e evitar ambientes onde elas possam se abrigar em volta de casa, como entulho e mato alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário