sábado, 26 de novembro de 2016

Possíveis Colêmbolos em Piscina

Olá. Tem aparecido bichinhos que mais parecem um pó preto mas na verdade são bichinhos minúsculos que flutuam na água . Eles tem aparecido principalmente após a chuva. Não morrem com cloro pois colocamos várias vezes na semana.
Fui a loja de piscinas e um dos atendentes disse que é comum em algumas chácaras . A dúvida é : são nocivos? Como lhe dar com isso?
Carla.

Carla, não é possível ver as criaturas individualmente e eu não tenho certeza do que possam ser. Planeta Invertebrados tem excelentes imagens de colêmbolos Poduromorpha (Collembola) que me parecem uma boa possibilidade (e talvez você tenha suspeitado). Se for, eles não são nocivos. Estou contatando Walther Ishikawa, que entende de invertebrados aquáticos.

Walther IshikawaAcredito que sejam colêmbolos mesmo, principalmente pelo comportamento, já que são minúsculos e não dá pra ver muito bem nas fotos. Eu não consigo pensar em nenhuma outra possibilidade. Interessante, já vi em piscinas, principalmente naquelas com plantas e grama próximas, mas não tão numerosas.

Abração!!
W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário