terça-feira, 27 de setembro de 2016

Colêmbolos no Rio de Janeiro

Olá! Muito bacana o site!
Será que você me ajuda com estes pequenininhos? Não sei se as imagens são claras o suficiente, mas eles são bem rapidinhos, não consegui resolução melhor.
Sou do Rio de Janeiro. Inicialmente observei eles andando na terra em um vaso onde está plantado um pé de tangerina. Agora achei mais deles em um vaso onde o que plantei não vingou, então estava só com terra e umas bolinhas de argila expandida que larguei por cima. Percebi que eles preferem ficar em baixo das bolinhas (acho que fica mais úmido e escurinho).
Eles são bem pequenos (coisa de 1mm ou menos). Será que as minhas sementes não vingaram por causa desses bichinhos? Ou eles são inofensivos?
Aline Cunha do Rio de Janeiro.
Aline, estes são colêmbolos da ordem Collembola, subordem Entomobryomorpha. Eles realmente gostam dos lugares úmidos e escuros e são inofensivos, há alguns que podem ser considerados um problema agrícola, mas não é o caso deste, colêmbolos em geral se alimentam principalmente de matéria vegetal em decomposição, em residências podem se alimentar de bolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário