quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Besouro Caçador de Lagartas no Espírito Santo

Bom dia, inseto encontrado em Linhares-ES. Estava deitado utilizando o celular quando ao olhar pro lado esse besouro estava em meu lençol, consegui captura-lá para tirar uma foto. Gostaria da identificacao e algumas curiosidades se possível. Tome o tempo necessário e desde já agradeço.

PS: estamos em uma época de constantes chuvas, e a varanda ao lado do meu quarto permanece com a luz acessa a noite, penso que ele foi atraído pela luz, só não consigo entender como ele chegou ao segundo andar já que ele não voa.
Renzo Nicolini de Linhares, Espírito Santo.
Renzo, este é um besouro Calosoma sp. (Carabidae: Carabinae: Carabini). Eles são besouros predadores, em especial de lagartas. Se perturbado, ele pode liberar uma substância mal-cheirosa e que pode "queimar" a pele. Nós temos registros de dois surtos destes besouros, um em 2013 e outro no começo deste ano.

Ele pode ter escalado as paredes, mas eles têm asas bem desenvolvidas e eu acredito que possam voar, possivelmente mal como alguns besouros. Este artigo confirma que uma espécie europeia do gênero voa bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário