sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mais uma Infestação de Besouros Caçadores de Lagartas

18/02/16: Olá recentemente começou a aparecer esse besouro aqui na minha residência em São Gabriel da Palha-ES e o número de besouros esta aumentando, atualmente em torno de doze, não chega a ser uma infestação como a citada acima, mas já é incomodo, preocupado resolvi pesquisar e cheguei ate o site. O principal produto da economia aqui da região e o café, ultimamente o clima está extremamente quente e passamos por uma grande seca. Outro dia após ter matado um reparei que apareceu um outro e pelo que me pareceu ele estava se alimentando do morto. Sera que ele é canibal? sabe se tem alguma aplicação junto ao cultivo do café? Parabéns pelo site e desde já obrigado
Pablo de São Gabriel, Espírito Santo.

13/02/16: Olá,encontrei aqui em casa um inseto em que me botou um pouco de medo devido a sua aparência(parecido com um barbeiro)para ser sincero foram 3(um as 8 horas(talvez) outro as 6 horas(talvez) e outro as 2:56 da madrugada) eles me preucuparam por sua aparência mas o primeiro que eu vi eu deixei passar e nem matei,porém no outro dia minha mãe acordou com uma picada e fiquei preucupado,dias depois eu vi outro e acabei o matando sem pensar duas vezes e na madrugada do outro dia vi outro em que tirei foto(o anterior também,mas so depois de mata-lo)
Suspeito que seja um percevejo de cama(acho que seja esse),um Besouro Carabidae,ou um barbeiro(tomara que não seja!)
ps:moro em piracuruca-pi
Vinicius de Piracuruca, Piauí.

12/02/16: Amigo, este bicho ai tem aparecido com frequência em minha casa. Ele até me picou estes dias e fiquei preocupado se ele transmite alguma doença. Me ajude ai amigo.
Sou do do interior do Maranhão, cidade de Barra do Corda. Muito obrigado e parabéns pelo seu grandioso trabalho. Eu não conhecia o site e vou passar a visitá-lo regularmente
Dalton Carmelio de Barra do Corda, Maranhão.

Pessoal, tenho respondido a estes pedidos diretamente nos comentários, resolvi postar todos juntos agora com o terceiro. Este são besouros Calosoma sp. (Carabidae: Carabinae: Carabini), insetos benéficos, predadores vorazes, especialmente de lagartas. Eles podem se defender soltando uma substância de cheiro forte e que pode irritar a pele.

O caso é semelhante ao de maio de 2013, quando se multiplicaram em grande número, desta vez parecem estar mais dispersos, aparecendo em menor quantidade, mas tendo chegado ao sudeste. Como discutido naquela vez, seu aumento deve indicar um aumento significativo dos bichos dos quais se alimentam, eles precisam deles pra se alimentar, seu controle deve ocorrer normalmente com a escassez de alimento. Não estranho que estejam se alimentando uns dos outros por conta disso.

Na cultura do café, Pablo, devem ser vistos com bons olhos, pelo controle de pragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário