quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prováveis Lagartas Saturniídeas Recém Nascidas

Oi de novo Cesar. Uma amiga pediu ajuda na identificação dessas lagartas (acredito que seja de primeiro instar, parece Limacodidae), ela encontrou os ovos já eclodidos em uma blusa, e quer dar algo para elas comerem, mas sem saber a espécie não sabemos a planta hospedeira. E também gostaria de saber (desconfio que) se elas tem mais chances de viver se foram soltas lá fora ou se ela der a planta hospedeira e cuidar delas em casa e soltar quando estiverem na fase adulta? Curitiba, Paraná
Ah, ela disse que os ovinhos eram da cor preta.
Thalíta Morais de Curitiba, Paraná.

Olá Cesar, tudo bem?
Sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Moro em um apartamento e encontrei esses ovos na minha janela há algumas semanas, ontem eles racharam e saíram essas lagartas vermelhas de aproximadamente 5mm, com espinhos ou pelos . Não tenho ideia do que sejam e coloquei elas em um pote com várias folhas diferentes para ver se se alimentavam, mas até agora nada. Por acaso você sabe que inseto é esse?
Luis Silveira de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Thalíta e Luis, eu não acredito que de algum modo seja possível a identificação de larvas deste tamanho, principalmente fazendo o raciocínio contrário, sem saber a planta hospedeira; com ela talvez pudesse dar um bom palpite.

Há larvas de espécies diferentes, que já grandes, são praticamente idênticas: (1, 2) neste tamanho, muitíssimo mais.

Mesmo se conseguir a família, não teria como chegar à planta hospedeira por ela, e sendo recém nascidas, a aparência dos ovos ajuda. Pra mim, ambas parecem ser Saturniidae (1, 2, 3).

Se conseguissem encontrar plantas que elas aceitem, sem dúvida têm mais chances de sobreviver do que se as deixar pela própria sorte.

Se alguém tiver algum palpite de espécie, peço que use os comentários.

Marcelo Brito: Cesar, na minha opinião, a lagarta recém nascida amarela pode ser Pseudautomeris luteata. Se for, pode comer Palmeira Areca (Dypsis Lutescens) e folhas de mamona, bambu ou café.Já a segunda, a vermelhinha, pode ser Dirphia moderata ou até mesmo alguma Automeris sp. e se for, podem comer folhas do cajueiro, mamona, Cassia fistula, café e capim comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário