terça-feira, 2 de junho de 2015

Percevejo Mirídeo Pycnoderes em São Paulo

Este inseto mede aproximadamente 3mm de comprimento e parasita as folhas de uma trapoeraba. Os adultos pode voar pequenas distâncias, e suas ninfas são esverdeadas. Ainda não foi possível identificar suas origens, mas acredito que ecludam de ovos depositados no tecido interior das folhas e suas larvas sejam minadoras.
Gilvan de Sorocaba, São Paulo.
Gilvan, você faz uma confusão quanto à biologia dos insetos. Insetos de metamorfose completa (besouros, borboletas, moscas...), produzem larvas, estágios imaturos que não lembram em nada os adultos. Insetos de metamorfose incompleta (percevejos, baratas, louva-a-deus...) produzem ninfas, estágios imaturos semelhantes aos adultos, que crescerão e, provavelmente, desenvolverão asas.

Este é um percevejo, me parece Pycnoderes quadrimaculatus (Miridae: Bryocorinae: Eccritotarsini). Este documento informa que são fitófagos (Miridae tem percevejos predadores fitófagos e os dois ao mesmo tempo) e confirma sua presença no sudeste do Brasil. Suas ninfas podem ser as verdinhas que você encontra, mas as larvas minadoras, são certamente de outro bicho (1 e 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário