terça-feira, 10 de março de 2015

Colêmbolos e Mosca do Vinagre em São Paulo

Bom dia Cesar! Achei seu site nas buscas do google e gostaria de saber qual e que tipo de inseto está invadindo minha casa. 
Tenho papel de parede no quarto e a princípio pensamos que era traça. Porém ao compararmos as fotos, parece que nao é, apesar de ser parecida! É possível nos ajudar a identificar?
Cassia Cajao de Santo André, São Paulo.
Cassia, traças-de-livros são insetos muito maiores que os bichos nas imagens, o indivíduo próximo à régua não chega a 2 mm de corpo. Certamente, os bichos são colêmbolos (Collembola), um grupo às vezes tratado como ordem ou como classe e nas últimas classificações não são mais considerados insetos. Estes bichos precisam de umidade pra viver e se alimentam geralmente em matéria orgânica em decomposição, especialmente vegetal, mas os encontrados em casa, devem se alimentar de mofo e bolores. Não representam perigo algum, mas é necessário resolver qualquer problema com umidade para eliminá-los.

Na última imagem, certamente temos uma mosca, me parece uma mosca-do-vinagre ou mosca-das-frutas Drosophila sp. (Drosophilidae: Drosophilinae), estas também se alimentam de fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário