sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cerambicídeos Comendo Banana no Paraná!

esses três briguentos aparecem toda vez que as frutas começam a se decompor,e tem os mesmos costumes dias mais quentes e úmidos,adoram bananas e as antenas e cores são muito variadas eles disputam o espaço nas frutas e são os que mais chamam atenção apesar de existirem outros amarelinhos e verdinhos com preto porém bem menores.
Gabi Bautitz de São José dos Pinhais, Paraná. 
Gabi, eu estou impressionado com seu registro. Parece ter sido a banana uma forma muito eficiente de atrair besouros serra-pau (Cerambycidae spp.). Eu coloquei uma letrinha próximo aos indivíduos, aqueles que não têm indicação é por estarem mais evidentes em outra foto.

A - Me parece Pteracantha fasciata (Cerambycinae: Trachyderini), seria bom vê-lo bem por cima por que a forma dos élitros me parece estranha. Confirmando, parece um interessante também, por que no registro do Catálogo dos Cerambicídeos, este gênero é exclusivo da região Sudeste. Este é um dos muitos besouros-serradores que mimetizam besouros licídeos, que são impalatáveis para predadores. Pra ter uma noção de como é comum cerambicídeos mimetizarem licídeos, veja esta postagem.

B - Cotyclytus curvatus, também chamado Neoclytus curvatus (Cerambycinae: Clytini), aparentado na subfamília, este mimetiza vespas. Difícil saber o nome válido, ambos marcam Germar 1821 (1, 2).

C - A broca-da-aroeira Chydarteres striatus (Cerambycinae, Trachyderini). Apesar da diferença considerável na aparência do primeiro, são espécies próximas, na mesma tribo.
D - Provavelmente, Compsocerus violaceus (Compsocerini), mas pra este eu sempre recomendo esta postagem, pois muitos outros cerambicídeos são semelhantes a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário