segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aranha Ctenídea no Rio de Janeiro

Olá César,
será q este tbm é o meu caso? Já encontrei está aranha no meu jardim, no quarto das minhas filhas e está foto, no corredor. N fui piedoso, n entendo nada de aranhas, tenha duas filhas pequenas sendo uma de 1 ano e 7 meses, preferi n correr o risco (tbm tenho trauma do filme "Aracnofobia" q vi muitos anos atrás) :-)
Sempre fui morador de apartamento e me mudei recentemente para uma casa com jardim e cercada de muita vegetação. Estou descobrindo aos poucos q grama cresce, piscina n é sempre azul e q gatos e cachorros n são os únicos bichos q podemos ter em casa.
Moro em Petropólis, RJ.

Obrigado pela ajuda!
Guilherme

PS: poderia tbm ser uma Aranha-de-Fenda Kukulcania hibernalis macho?
Guilherme de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Guilherme, este é um macho de aranha-armadeira e ela é perigosa para as crianças

Guilherme: Oi César. Existe alguma forma de proteger / prevenir minha casa da visita dessas aranhas? Encontrei uma no quarto da minha filha e n quero q isso aconteça novamente.
Mais uma vez obrigado!

Boa noite César, 
Preciso muito da ajuda de alguém com conhecimentos desses bichos. Andei lendo q esta é uma das aranhas mais venenosas do mundo. N sei se é verdade, mas o fato é q acabamos de encontrar uma no armário de brinquedos das minhas filhas!! Esta em particular tinha as pernas ainda mais compridas, talvez com uma envergadura total de uns 20 cm. N deu tempo de fotografar, o chinelo chegou primeiro.
N sei o q fazer nem a quem recorrer. 
Agradeço qualquer luz q possa me dar.
Abs, 
Guilherme

Cesar: Guilherme, primeiro é preciso entender que aranhas armadeiras são as aranhas da família Ctenidae, gênero Phoneutria. Este gênero possui pelo menos oito espécies, sendo a espécie conhecida como dona do veneno mais potente é a P. fera, habitante da região amazônica. As espécies comuns na nossa região são P. nigriventer e P. keyserlingi e os acidentes com estas aranhas são geralmente considerados leves, mas para crianças de cinco anos abaixo (aqui fala-se em sete anos) é necessária a aplicação de soro. O veneno é neurotóxico periférico, o principal sintoma é a dor local.

É preciso ver o local da sua residência. Mato ou entulho perto de casa pode ser um bom local para esconderijo destas aranhas, é preciso evitar que haja estes ambientes propícios e é bom que não haja brechas em casa e fechar janelas ao começar a escurecer. Estas receitas podem ser úteis para afastar aranhas domésticas, mas aranhas-armadeiras não gostam de viver em casa, elas perambulam à procura de alimento ou parceiras, no caso deste macho.

Atualização Mar./2.018: O comentário recente de Ricardo Mitidieri me chamou a atenção pra esta postagem. A aranha da postagem parece ser um macho de Ctenus, a destacada nos comentários é um macho de armadeira. As fêmeas deste gênero são bem distintas, mas os machos são semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário