sábado, 29 de novembro de 2014

Corydalus macho no Rio de Janeiro

Tudo bem Cesar?
Minha filha trabalha numa cidade chamada Duas Barras no Rio de Janeiro e informaram para ela que o inseto da foto pode picar e a pessoa fica 24 horas com dor. Bem, ela encontrou um bicho vivo quando deram essa informação para ela. Mesmo assim ela pegou e devolveu a natureza. Ontem fomos buscá-la em Duas Barras e passando por uma lixeira ela avistou esse mesmo tipo de inseto já sem vida, dentro da lata e pediu para eu tirar uma foto para obter informações sobre ele. Acho que ele é comum nessa região, aqui na minha cidade eu nunca vi. Parece que o pessoal da cidade tem medo desse bichinho.
Você poderia identificá-lo e dizer se realmente essa fama que ele tem é verdadeira?
Desde já agradeço.
Um abraço,
Lúcia Lopes de Coreiro, Rio de Janeiro.
Lúcia, este é um macho de Corydalus sp(Megaloptera: Corydalidae) e é sem dúvida um dos insetos mais capazes de causar pânico nas pessoas, tanto pelo tamanho do corpo e das asas, como pelo tamanho desproporcional das mandíbulas. No entanto, todas as fontes são unânimes em dizer que os machos são incapazes de desferir uma mordida dolorosa por não possuírem força nelas. São as fêmeas e as larvas (que são aquáticas) que têm a fama de morderem de forma semelhante a um soldado de cupim ou formiga-saúva (o que dificilmente duraria por 24 hs). Mesmo assim, manuseando uma fêmea, a Bárbara não teve esta experiência.

O rapaz no vídeo que segue tentou fazer a experiência da mordida do macho, porém na hora, não teve coragem e soltou o bicho. Sei que eles existem aqui mesmo no bairro onde moro Nunca encontrei um, se um dia encontrar, quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário