terça-feira, 21 de outubro de 2014

Opilião no Rio de Janeiro

Prezado César,
Moro em um bairro novo e de acordo com os pedreiros das obras em torno da casa, existem muitas aranhas e escorpiões na região, devido principalmente a entulho de obra não retirado. Na minha casa sempre aparecem as aranhas de jardim, as quais identifiquei no site. Porém uma noite minha esposa matou esta embaixo, no chão, do berço do meu bebê. A aranha foi pisada e morta, mas acho que dá para identificar pelas pernas e abdômen .Me parece a marrom, poderia por gentileza confirmar???
Um forte abraço.
Jose Esteves de Resende, Rio de Janeiro.
     Jose, a descrição da sua vila é a mesma da minha, principalmente há pouco mais de dois anos. A quantidade enorme de bichos que entravam em minha casa me despertou maior interesse em entendê-los, logo nasceu o Insetologia.
     Quando morto, este bicho não deixou um odor no quarto? Ela nem sequer é uma aranha, mas uma inofensiva fêmea de opilião (Arachnida: Opiliones), aparentemente Gonyleptidae (Laniatores). Pra se defender, eles produzem mal cheiro, às vezes deixam uma perninha pra trás; não picam e não têm glândulas de veneno. Estes bichinhos são predadores, normalmente de invertebrados de corpo mole e, ao mesmo tempo, são os únicos aracnídeos que podem também se alimentar de fungos e matéria vegetal. Podem tranquilamente ser coletados e devolvidos à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário