terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ninfas de Percevejos Coreídeos no Rio Grande do Sul

Olá Cesar, tirei várias fotos deste inseto, esta semana apareceu numa folha da flor jorge tadeu uns insetos (com tamnho entre 3 a 4mm) junto a ovas (foto nº1). Gostaria de confirmação sobre a relação, entre os outros inseto, das fotos nº2 e nº 3. Ainda na foto nº 3, aparecem 3 insetos que parecem fazer parte da mesma espécie, mas tenho dúvida quanto ao inseto indicado com ponto de interrogação. Peguntas finais, qual o inseto que colocou estes ovas (foto nº 1), já que não tem nenhum adulto da espécie por perto, e de que inseto se trata? 
Fotografo muitos insetos que aparecem por aqui, mas nunca sei nada sobre eles, na hora de postar as fotos fico devendo a informação. 
Grande abraço, e parabéns pela iniciativa do site.
Paulo Nonnemacher, 13/10/2014
Estância Velha, Rio Grande do Sul.
Paulo, eu não estou entendendo a possibilidade de relação entre os insetos da primeira foto e os da segunda e terceira. Segunda e terceira mostram uma mesma espécie, incluindo o marcado com interrogação. Nenhum deles é adulto, mas o da segunda imagem, igual ao que se encontra no meio na terceira é o mais jovem, seguido pelo do canto superior esquerdo na terceira e depois o da interrogação. É possível ainda que os da primeira imagem sejam a mesma espécie, no primeiro estágio, eclodidos dos ovos, mas só ficando mais velhos pra saber ao certo. De qualquer forma, eles têm relação na família Coreidae que, como todo inseto, passam por diversos estágios até a fase adulta.

Temos imagens dos adultos desta espécie (curiosamente, de outro Paulo do RS), mesmo assim tive dificuldade por não serem muito distintos. Eu dei o palpite de Camptischium (Coreidae: Coreinae: Acanthocerini; que seria o 01 - Acanthocerus clavipes em PyBio) e eu diria agora que o 42 - Não Determinado de PyBio parece ser a melhor comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário