quinta-feira, 31 de julho de 2014

Percevejos no Ceará

César, pequenas criaturinhas como a dos anexos tem aparecido na minha casa frequentemente, acredito ser algum tipo de percevejo, a princípio temia que fossem barbeiros mas pelo tamanho comecei a acreditar que não, porém continuo na dúvida sobre qual espécie seja essa e o que fazer com eles, eliminá-los caso sejam nocivos ou deixar eles seguirem seu curso de vida caso não queiram chupar meu sangue. Infelizmente as imagens não estão mto boas, mas espero que com elas vc consiga me ajudar!
Agradeço desde já!
John Loureiro de Maracanaú, Ceará.
John, por algum motivo, eu acho que você identifica melhor imagens pequenas do que eu, hehe.

Olha, eu concordo que este seja um percevejo (Hemiptera: Heteroptera), mas além disso, pode ser difícil dar uma certeza, embora eu acredite que tenha a resposta.

É estranho como a primeira imagem me parece mostrar características diferentes da segunda. A primeira imagem mostra as características mais interessantes, que é o último segmento das antenas dilatadas assim como os fêmures dianteiros, o formato da cabeça e do tórax, as manchas pretas e as manchas brancas das asas, todas estas características combinam com Pseudopachybrachius vinctus (= P. vincta, Rhyparochromidae: Myodochini: Pseudopachybrachius; ant. Lygaeidae), a espécie está presente da América do Norte até, aparentemente, o Sul do Brasil, se alimenta principalmente de sementes de gramíneas, este livro registra a ocorrência na cultura do arroz no Brasil e este documento no algodão (como Pachybrachius).

Se confirmar a identificação, são inofensivos para nós.

Atualização: O segundo bicho (linha de baixo, reorganizei as imagens) é outro (vide comentários), provavelmente Lygaeidae (família à qual alguns autores associam o outro bicho, como consta entre parênteses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário