sábado, 21 de dezembro de 2013

Vespa Delgada no Paraná

Pedido 1: Inseto encontrado na região de Maringá, Paraná.
E gostaria de saber se ele é venenoso ou transmite alguma doença.
Pedido 2: Olá Cesar, há alguns dias minha mãe apareceu com uma picada de inseto e começou a coçar, e agora ela tá com falta de ar, nauseas, e mais alguns sintomas.
Eu encontrei esse inseto no quarto dela e gostaria de saber qual inseto é e se é venenoso ou transmite alguma doença.
Grato!
Marcos William de Maringá, Paraná.
     Marcos, eu creio que esta seja uma vespa parasita da família Ichneumonidae semelhante à fotografada pela Tami em Minas Gerais. Ela é parasita de insetos, normalmente possui veneno, mas a princípio, inativo em humanos, não transmite doenças e dificilmente foi ela quem picou a sua mãe, embora as espécies grandes de Ophioninae (1 e 2) são conhecidas por ferroar.
      Ela viu o inseto no momento da picada? Houve dor local? Estes sintomas podem surgir até com picadas de abelhas em pessoas sensíveis. Não sei se sua mãe já foi, mas é preciso procurar um médico, quando o quadro chega à falta de ar, a situação é muito séria.

Eduardo Fox: Ola, me parece que ela sente uma reacao alergica. Seria importante leva-la ao medico e tomar um anti-alergico. Pode ter sido desencadeada por qualquer coisa a qual ela seja sensivel, e os insetos mais comuns de causar isto sao (na ordem) abelhas, vespas e formigas. O inseto da foto nunca ferroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário