sábado, 31 de agosto de 2013

Vespas Parasitas em São Paulo e Minas Gerais

Oi César! Envio hoje a foto de duas vespas. A primeira (fotos 1 e 2), fotografada em Ouro Branco-MG (assustadora!) e a segunda em Altinópolis-SP (foto 3).
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Tami, sem dúvidas a primeira vespa é assustadora, em especial se você é uma aranha grande. Eu encontrei imagens que combinam perfeitamente com as suas identificadas como Tachypompilus banksi (Pompilidae: Pompilinae: Pompilini), vespas que caçam aranhas (especialmente aranhas-lobo, mas também caranguejo-gigantes, por exemplo), as paralisam e as levam para sua toca ainda vivas onde servirão de alimento para sua larva. Cavalos-do-cão é um nome comum, me parece que mais usados pra Pepsinae, mas acho que podemos estender à toda a família. Mesmo com a grande semelhança, é melhor confiarmos até o gênero Tachypompilus.
     A segunda também é vespa parasita, mas uma delgada da família Ichneumonidae que são mais benéficas pois costumam parasitar insetos, geralmente estados larvais (podem parasitar também aranhas e insetos adultos, varia de espécie para espécie). Aranhas de um modo geral, são consideradas benéficas. Não pude ir longe na identificação, mas algumas imagens em Paraguay (figs. 06 e 11) são muito semelhantes. O longo ovipositor indica se tratar de uma fêmea.

Tami: Muito obrigada pela identificação César!!! Essa primeira tirei a foto de longe pq quando me aproximava ela erguia o corpo como quem ia atacar...rs! Achei legal ela ter feito uma toca num tijolo de barro, havia outras iguais a essa por perto, todas com tocas próximas. Deu até dó da aranha na foto do link...rs! A segunda aparece de vez em quando no quintal de casa. É bom saber que, além de ser bonitinha, é benéfica também...rs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário