segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aranhas de Santa Catarina

Olá, César.
Primeiramente, quero parabenizar seu site. Insetos e aracnídeos me fascinam desde criança.
Seguem alguns bichinhos que eu tive a oportunidade de tirar foto durante essa semana dentro e fora da minha casa.
(...)
A primeira aranha eu encontrei dentro de casa, mas a coloquei num copo para poder fotografar, pois era muito ligeira e pulava bastante.
Já a segunda aranha, imagino se tratar de uma armadeira. Tenho bastante dificuldade em diferenciar a aranha lobo da armadeira, na dúvida, trato todas com o máximo cuidado possível. A forma como essa posicionou suas patas quando provocada não me deixou muitas dúvidas.
Renato Polli de Florianópolis, Santa Catarina
      Renato, a primeira eu não tenho certeza, mas eu acredito que seja da família Trechaleidae, perto desta fotografada pelo Douglas no Rio de Janeiro. Ainda que eu esteja errado, perigosa ela não é.
     Já a segunda, é armadeira sim (Ctenidae: Phoneutria spp.), uma fêmea, que parece até serem mais agressivas que os machos e tendem mais a se armar, pelo monos por informações extra-oficiais. No entanto, pelo comportamento, eu nunca vi, mas dizem que as lobo também podem apresentar este comportamento. Caranguejeiras também fazem, mas as que já vi fazerem, só levantam o primeiro par de pernas e os pedipalpos, que em muitas se parecem também com um par de pernas.
     Obrigado, Renato.

     Lembrando que, se alguém tiver abatido aranhas, ajuda muito enviando para o endereço na página de aranhas, e é melhor do que ir pro cesto de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário