terça-feira, 15 de outubro de 2013

Gorgulho Xystus em Minas Gerais e Rio de Janeiro

Oi, me ajuda com a identificação de mais alguns insetos?
Dael Júnior de Governador Valadares, Minas Gerais.
     Dael, eu não estou confirmando as regiões de ocorrência, mas eu acredito que este é o gorgulho Xystus sanguinicollis (Curculionidae: Baridinae: Anopsilini). A biologia dos baridíneos parece ser um tanto variada, confusa e pouco conhecida desconhecida, alguns se alimentam de plantas, outros de fungos, madeira em decomposição, outros se alimentar de larvas de insetos, outros ainda podem viver em ambientes semiaquáticos (1, 2). Acabo de receber também esta imagem do Fiorito do excelente site Biodiversidade Teresópolis. Muito interessante, pois sugere ainda que eles possam se alimentar de pólen:
Foto: Fiorito - Biodiversidade Teresópolis
Fiorito: Fiquei em dúvida sobre a foto de um baridíneo numa flor, pois temia que eu o houvesse colocado lá para tirar uma boa foto, mas vi nos meus arquivos que há outras fotos deles em flor, como a que mando para você agora.
Aproveito para mandar 2 outras fotos semelhantes, pois talvez sejam espécies diferentes ou simples variações.
Mais uma vez obrigado.
Cesar: Fiorito, eu acredito que se trata da mesma espécie de Xystus, mostrando alguma variação de cor. No máximo, se eu estiver errado, ele continuará sendo Baridinae: Anopsilini, como Dimesus, Orissus ou Ovanius, mas neste caso, ocorrendo na mesma região, deverão ser todos de um destes outros gêneros mas, de fato, continuo com Xystus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário