terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pupa de Inseto em São Paulo

Eu conheci o seu site ontem e logo fiquei imaginando como seria legal encontrar um bichinho esquisito pra mandar aqui. Hoje cheguei do colégio e minha mãe veio me mostrar isso q tinha encontrado. Parece um casulo. Ela encontrou quando estava indo plantar Cebolinha no quintal, essa coisinha estava um pouco abaixo da terra abaixo de um pé de salsinha. É marrom e parece ter uma "ponta" com listras, como da parte de trás de uma abelha, porém não tão evidente. A câmera do meu celular não é boa. Boa sorte. (eu segurei com hashi pra não espremer o bicho)
Thiago de São José dos Campos, São Paulo.
     Thiago, as larvas de mariposa da família Sphingidae costumam descer ao solo para se tornarem pupas assim como larvas de alguns besouros, você pode ver os dois AQUI. Estágios larvais são difíceis, mais ainda estado de pupa (casulos costumam ser revestidos de seda) e eu não tenho certeza mas, se o que eu estou vendo na parte da esquerda na figura de baixo for uma pequena tromba, ela é provavelmente de uma mariposa. Não acredito que o bicho esteja muito perto de completar sua metamorfose, mas acredito que você teria sucesso se observasse o bicho se desenvolver.
     Fico feliz que você tenha se interessado pelo Insetologia, e seria uma boa contribuição este registro. Se alguém vir algum determinante, por favor, use os comentários.

Thiago: Cliquei no link ali mostrando as pupas de mariposa e de besouro e: tenho certeza de que o que eu achei é de besouro. Obrigado por ajudar cara, é muito interessante saber o que são as coisas que moram no meu quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário