terça-feira, 11 de junho de 2013

Aranha Armadeira em São Paulo

Encontrei esta aranha dentro do meu lavabo, que fica perto do jardim de casa, e minha casa fica em frente a uma praça muito arborizada e ajardinada. Nunca tinha visto, ontem teve festa em casa, acho que assustou esta aranha, ela foi se esconder. Coloquei num vidro, com furinhos na tampa, e não sei se devo devolvê-la na praça.
Elisângela de São José dos Campos, São Paulo.
      Elisângela, esta é uma fêmea de aranha armadeira Phoneutria cf. nigriventer. (Ctenidae). É preciso tomar muito cuidado com estas aranhas, principalmente se tratando de crianças. Em caso de acidente com este animal, deve-se procurar o socorro médico mais próximo, se possível, levando o bicho. Lembrando que, apesar do potencial, acidentes graves com estas aranhas são raros.
     Se quiser soltar o animal, aprecio sua atitude, mas preferencialmente o faça em mata fechada, longe de residências.
     Quem tiver abatido alguma aranha e quiser enviá-la para análise ou doar para estudo, por favor, enviem para o endereço na página de identificação de aranhas.

Elisângela: Por acaso esta especie é daquelas que tem um par sempre por perto? Devo procurar por outra aqui em casa?

Cesar: Elisângela, desconheço totalmente esta informação, mas provavelmente, deve haver mais sim.

4 comentários:

  1. Por acaso esta especie é daquelas que tem um par sempre por perto? Devo procurar por outra aqui em casa?

    ResponderExcluir
  2. Elisângela, desconheço totalmente esta informação. Mas deve haver mais por perto sim.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, levei esta aranha no centro de zoonozes da minha cidade, e foi identificada como sendo uma TARÂNTULA, ou aranha de jardim. segundo o CCZ, ela não é tão perigosa, caso aconteça a picada, sente dor local, e trata (se não me engano) com antiinflamatório.

    ResponderExcluir
  4. Elisângela, me desculpa, a aranha referida como tarântula ou aranha-de-jardim é a espécie Lycosa erythrognatha, esta sim, apesar de ter o veneno ativo em humanos, não é tão perigosa. A aranha na imagem claramente é uma fêmea de Phoneutria sp., aranha armadeira, não brinque com ela, tome cuidado com as crianças, em caso de acidente, procure socorro médico.
    A tonalidade cinza escuro, as pintinhas no abdome e a linha preta no dorso é inconfundível.

    ResponderExcluir