quinta-feira, 4 de abril de 2013

Serra-Pau no Maranhão

Encontrei esse bichinho no quintal de casa e gostaria de saber o que é e se ele é inofencivo.
Cálita de São Luís do Maranhão.
Cálita, este serra-pau (Cerambycidae) é uma criatura inofensiva para humanos, mas estas espécies costumam ser pragas em plantações de árvores. Só é preciso tomar cuidado ao manusear, por que suas mandíbulas são muito fortes, mas jamais atacariam alguém.

A espécie é provavelmente Trachyderes succinctus (Cerambycinae, Trachyderini) e a variedade T. succinctus duponti está confirmada no estado do Maranhão AQUI (Existem outras espécies muito semelhantes, mas sem confirmação nesta localidade).

Atualização 13/04/13: Hoje percebi que dei palpites de gêneros diferentes em dois cerambicídeos muito parecidos este e outro de São Paulo e suspeitei que talvez se tratassem do mesmo. Estou suspeitando que este aqui na verdade seja Andraegoidus e aquele Trachyderes (ou quem sabe Monnelus), baseado no comprimento dos fêmures, que neste aqui parecem ser mais longos. A identificação segura aqui é até a tribo Trachyderini.

2 comentários:

  1. eu encontrei um desses na minha casa e gostaria de saber se ele pode fazer mal a animais? por exemplo gatos que são curiosos por natureza

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que ele poderia fazer algum mal ao gatinho. No entanto, o contrário...

    ResponderExcluir