sexta-feira, 12 de abril de 2013

Percevejo-Preto em São Paulo

Boa Tarde César!
Estou enviando um "combo" de Coleopteros para você identificar! Todos encontrados em Altinópolis - SP Sem pressa, viu...
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami, sua grande surpresa está aqui. este não é um coleóptero, mas um hemíptero heteróptero, ou seja: não é um besouro, mas um percevejo! As espécies de Cyrtomenus (Cydnidae: Cydninae) são todas muito parecidas, as espécies C. bergi e C. mirabilis parecem ser as mais comuns. São insetos subterrâneos e polífagos, se alimentam das raízes das plantas e de acordo com este documento causam danos nas culturas de mandioca, milho, amendoim, batata, sorgo, cebola, café, cana-de-açúcar, feijão, ervilha, coentro entre outras. O nome comum percevejo-preto está registrado neste documento.

Eduardo Fox: Não poderia também ser Pangaeus cf. bilineatus?
Ouvi dizer que identificar qualquer coisa neste grupo é muito complicado!.. Existe uma especialista aqui na América do Sul.
Abraço,

Cesar: EITA! Comparei Cyrtomenus com Pangaeus e ainda prefiro o primeiro, mas certeza não dá pra dar, vamos rebaixar a identificação pra Cydnidae: Cydninae!

Tami: Hahaha! Eu jurava que era um besourinho com essas perninhas espinhudas!

3 comentários:

  1. Não poderia também ser Pangaeus cf. bilineatus?

    Ouvi dizer que identificar qualquer coisa neste grupo é muito complicado!.. Existe uma especialista aqui na América do Sul.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Eu jurava que era um besourinho com essas perninhas espinhudas!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, valeu Eduardo.
    Tami, as asas metade duras metade moles e o escutelo grandão entregam que este é um hemíptero.
    http://www.utcrops.com/cotton/cotton_insects/images/TarnishedPB1.JPG

    ResponderExcluir