segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aranha Corinnidae no Rio de Janeiro

Olá! Esta semana tive uma equipe cuidando do meu gramado. Ao final do serviço, o técnico responsável me chamou para dar uma triste notícia: Ele havia identificado duas aranhas marrons junto ao muro, do lado interno da minha propriedade. Depois desta informação, pânico geral em casa devido a umas aranhas diferentes que avistamos dentro de casa. Após 24h de caçada, conseguimos capturar uma na parede dentro de casa, junto ao teto, mas tenho a impressão de que as aranhas que avistamos eram bem parecidas com esta, mas eram pretas... talvez pela distância. Como também estou em dúvida quanto a esta, envio algumas fotos e peço a gentileza de sua identificação. Muito obrigado!
Alvaro de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.













     Olá, Alvaro! Nem toda aranha pequena de coloração marrom é uma aranha-marrom, e esta certamente não é uma. Esta parece ser uma aranha da família Corinnidae, sua picada pode doer e causar vermelhidão, mas o veneno não é perigoso.

Alvaro: Cesar, muito obrigado!!... É um alívio saber que ESTA não é a tal aranha-marrom. Como moramos próximo a uma área de proteção ambiental, certamente seremos visitados pelos insetos mais bizarros. Se não for incômodo, devo lhe enviar fotos de outras caçadas em breve!
Parabéns pela iniciativa e, novamente, muito obrigado!
Atenciosamente,
Alvaro.

Um comentário:

  1. Suspeito inclusive que aranhas-marrons não sejam nem um pouco comuns no Rio de Janeiro, muito menos em locais com vegetação bem preservada... Talvez a única aranha a se ter um pouco mais de receio neste caso são as armadeiras, e ainda assim apenas em alguns casos... Melhor relaxar com relação a isto...

    ResponderExcluir