sexta-feira, 8 de março de 2013

Larva de Joaninha "Mealybug Destroyer" em Minas Gerais

Esses dias estava perto da minha larangeira e notei algo branco como um fungo, cerca de 1cm, mas quando olhei direito era um inseto e se movimentava muito rápido. Tiro fotos de muitos insetos, mas este eu nuca tinha visto e nem imagino sua classificação. Obrigado.
Giu de Pouso Alto, Minas Gerais.

Giu,  pra mim esta é uma larva de vespa da família Tenthredinidae e estaria certo pra mim de que se trata de uma Eriocampa por me parecerem quase idênticas à Eriocampa jugandis (Allantinae, Eriocampini). Só existem dois problemas: o primeiro é que me parece que Eriocampa sp. não ocorre no Brasil, o segundo é que elas se alimentam em folhas de nogueiras não de laranjeiras. Talvez o Eduardo possa nos dar mais informações. É provável que ela se encontre nesta lista, mas se fosse adulto, não uma larva, seria sem dúvida muito mais fácil a identificação.

Atualização 08/03/13 - Raphaela Campos: Olá César, faz poucos dias também encontrei esse inseto e fiquei com uma dúvida lendo esse post. Geralmente vejo imagens dele relacionadas aos insetos da família Pseudococcidae, essa é a foto que eu fiz.
Espero ter ajudado, um abraço!

Cesar: O comentário da Raphaela me chamou a atenção, estou trazendo o post de volta para o início da página. Embora eu discorde da identificação, vamos lá, existe um bichinho predador de Pseudococcidae que se parece muito com este bichinho também, são joaninhas da subfamília Scymninae. Estou postando três vídeos, espero que possam escolher um entre eles. A forma de locomoção é bem diferente em cada um dos três:
(Que demais! Enquanto pesquisava sobre a possibilidade da larva de joaninha, a Raphaela já fazia o mesmo!)
Hymenoptera: Tenthredinidae (Larvas de Vespa)

Coleoptera: Coccinellidae (Larva de Joaninha, o título do vídeo está errado como consta nos comentários!)

Hemiptera: Pseudococcidae (Ordem dos Percevejos e das Cigarras)


Raphaela: Olá César desculpe a demora, o vídeo está aqui, veja e me diz o que você acha:

Cesar: Bom, embora a comparação com os vídeos anteriores tenha meio que caído por que este não tá parecendo muito  com os outros, mas esta é certamente a larva da joaninha, não da vespa. A da vespa se assemelha muito a uma lagarta de borboleta ou mariposa, fazendo "ondinhas" com o corpo. Esta aqui se movimenta bem diferente e claramente não tem o corpo muito comprido com vários apoios na parte de trás. Compare a locomoção desta com esta outra larva de joaninha:

Acho que o assunto está encerrado, esta á uma larva de joaninha Coccinellidae: Scymninae, "destruidora de mealybugs". Muito obrigado, Raphaela!

5 comentários:

  1. Olá César, faz poucos dias também encontrei esse inseto e fiquei com uma dúvida lendo esse post. Geralmente vejo imagens dele relacionadas aos insetos da família Pseudococcidae, essa é a foto que eu fiz: http://500px.com/photo/27673249

    Espero ter ajudado, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando aqui e descobri que pode ser uma larva de um inseto que se alimenta de cochonilhas, ao invés de ser uma. Agora fiquei mais em dúvida ainda, veja nesse site: http://www.biocontrol.entomology.cornell.edu/predators/Cryptolaemus.html

    ResponderExcluir
  3. Haha! Que demais Raphaela, estávamos pesquisando juntos! Eu estava atualizando a postagem com esta sua opção, mas sem ter visto. Quando atualizei a postagem com os vídeos, vi que enquanto atualizava você já tinha feito um novo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz um vídeo do que eu encontrei tb, estou no trabalho, mas amanhã quando acordar eu faço upload pra gente comparar.

    ResponderExcluir
  5. Olá César desculpe a demora, o vídeo está aqui, veja e me diz o que você acha. http://www.youtube.com/watch?v=Y21Az_2yMVg

    ResponderExcluir