segunda-feira, 25 de março de 2013

Barata-de-Esgoto em Brasília

Ola Cesar!! aqui esta, a queridissima barata americana!:)
Barbara de Brasília, Distrito Federal.
Muito obrigado Barbara, por estas belas imagens desta fêmea de um dos animais mais impressionantes do planeta, nossa "querida e odiada" barata-de-esgoto Periplaneta americana (Blattidae). Elas podem se locomover por terra, água ou ar, achatam-se para passar por frestas de menos de 2mm, podem fingir-se de mortas quando lhes convém, podem viver sem cabeça por até um mês, morrendo apenas de fome. Alguns acreditam até que seriam capazes de sobreviver a uma catástrofe nuclear!

Apesar de serem tidos como animais imundos, vivendo no lixo e no esgoto, elas passam mais tempo se limpando do que um gato! Todavia, podem sim transmitir doenças. É notável porém que em artigos sobe baratas sempre se menciona a transmissão de hanseníase. No entanto, elas nunca são mencionadas em artigos sobre hanseníase, o  que me faz pensar que estes bichos são verdadeiramente muito difamados. Um estudo realizado pelo INPB concluiu que exista pelo menos 200 baratas por habitante (humano) na cidade de São Paulo!

Para todos aqueles que as odeima, é importante conhecer e proteger os seus inimigos naturais. Entre eles, destacamos nossas amigas, as vespas-joia e vespas-bandeira.

Eduardo Fox: Vou aqui comentar brevemente que um parasitóide chamado de Aprostocetus hagenowii é também um feroz inimigo natural deste inseto. Acredito eu que tenha inclusive um potencial como agente controlador maior que o da vespa-jóia e da vespa-bandeira. Existem linhas de pesquisa neste assunto em andamento no país e no exterior. Muito interessante!
Abraço!

3 comentários:

  1. Vou aqui comentar brevemente que um parasitóide chamado de Aprostocetus hagenowii é também um feroz inimigo natural deste inseto. Acredito eu que tenha inclusive um potencial como agente controlador maior que o da vespa-jóia e da vespa-bandeira. Existem linhas de pesquisa neste assunto em andamento no país e no exterior. Muito interessante!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sei aí, mas aqui acontece algo lindo, assim que encontrar uma Grammostola pulchra vou enviar as fotos para o blog. Acontece que cada caixa de esgoto da minha rua exite pelo menos uma dessas tarantulas.. Elas se alimentam das baratas do esgoto..

    Um fato interessante é que na caixa de esgoto do tanque da minha casa há uma que cresceu tanto que não consegue mais sair pelo cano. Quando eu a encontrei pela primeira vez ela já era grande. Depois disso abri a caixa mais umas 5 ou 6 vezes e ela permanece lá quietinha, está lá pelo menos a 4 anos..

    ResponderExcluir
  3. Esta informação é nova pra mim, Heitor. Aqui, em uma caixa de esgoto que se encontra quase reto atrás de mim enquanto escrevo, junto com um monte de baratas havia uma aranha-marrom.

    ResponderExcluir