quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Insetos do Cerrado 2 de 3: Jequitiranaboia

Procurando identificação de insetos do Cerrado
Coloco aqui algumas imagens que fotografei no bioma Cerrado precisamente em Goiás no Centro Oeste. São insetos que desconheço e, por mais que fizesse buscas pela net não consegui encontrar nenhum que fosse pelo menos parecido com eles. Talvez esta seja um tarefa para os especialistas em Entomologia.
As imagens foram colhidas numa área rural meio a vegetação (Jaraguá, Goiás). Se alguém souber a identidade e informar eu ficaria grata. (conforme postado em Caliandra do Serrado)

Inseto de vida noturna (mariposa) procurando a iluminação das lâmpadas dentro de casa no mês de junho/2012. Sua aparência lembra uma tartaruga.

Elma Carneiro de Goiânia, Goiás
Esta não é uma mariposa, mas uma jequitiranaboia, hemíptero da subordem Auchenorrhyncha, família fulgoridae, gênero Fulgora. A jequitiranaboia é provavelmente o animal a que são atribuídas o maior número de lendas, entre elas principalmente a ideia de que são cobras com asas, de que possuam um veneno poderosíssimo e picada mortal.
O formato de sua cabeça de fato lembra a de um réptil, mas seus olhos na verdade estão onde aparenta ser o pescoço, e seu aparelho bucal mais embaixo.
Erroneamente, na internet se encontram vários artigos chamando todas as jequitiranaboias de Fulgora laternaria. F. laternaria é na verdade apenas uma das oito espécies registradas em Animal Diversity.
Temos AQUI um artigo sobre a descrição de algumas espécies (do tempo em que F. laternaria ainda era chamada F. servillei).
AQUI, um interessante artigo de Ciência Hoje sobre os diversos mitos sobre este inseto (do tempo em que a subordem Auchenorrhyncha ainda era considerada uma ordem a parte, a Homoptera) e nos dá uma série de variações do nome comum, além de explicar a etimologia do nome: "jaquitiranabóia, jiquitiranabóia, jitiranabóia, jaquiranabóia, jaquitirana, jequitirana, tiranabóia, tirambóia, gitirana, jitirana, cobra-de-asa, cobra-do-ar, cobra-voadora, cobra-doeucalipto, cobra-cigarra, serpente-voadora,gafanhoto-cobra, cigarra-doida, cigarra-cobra e jacaré-namboya. A palavra jequitiranabóia tem origem no tupi-guarani e significa cigarra parecida com cobra (yeki = cigarra; rana = parecido; mboya = cobra)". A última observação mostra como nossos índios já tinham uma bela noção de taxonomia: jequitiranaboias são aparentadas das cigarras na subordem Auchenorrhyncha!

ps.: De todas as mudanças nos nomes, a última é essa: a partir de agora não podemos mais escrever jequitiranabóia, pois de acordo com o acordo ortográfico que entrou em vigência em 2009 e começará a valer de vez a partir de 2013, ditongos abertos não são mais acentuados em paroxítonas: JEQUITIRANABOIA

Elma: Ótima postagem sobre a Jequitiranaboia que agora fiquei sabendo por você que entende profundamente de insetos.
Achei super interessante a localização dos olhos e da boca ficarem onde parece ser o pescoço.
Imaginei que fosse uma mariposa porque ela procura o calor das lâmpadas para se aquecer. Também por aí mostro que não sei nada sobre esses lindos bichinhos, pois pode ser que nem todo inseto que procura a luz venha a ser uma mariposa.
Grata e agora falta a terceira não é verdade?
Um abraço

Cesar: Em inglês, este bicho é chamado de lanternfly ou peanut-head bug (inseto-voador lanterna ou bicho cabeça de amendoim). O lanternfly eu não sei se é por causa da atração pelas luzes ou por causa do mito da bioluminescência.

2 comentários:

  1. Ótima postagem sobre a Jequitiranaboia que agora fiquei sabendo por você que entende profundamente de insetos.
    Achei super interessante a localização dos olhos e da boca ficarem onde parece ser o pescoço.
    Imaginei que fosse uma mariposa porque ela procura o calor das lâmpadas para se aquecer. Também por aí mostro que não sei nada sobre esses lindos bichinhos, pois pode ser que nem todo inseto que procura a luz venha a ser uma mariposa.
    Grata e agora falta a terceira não é verdade?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação, e deixo aqui registrado que tenho fotos da Jequitiranaboia tiradas em abril de 2013 em Miguel pereira - RJ

    ResponderExcluir