Olá CesarCrash, por aqui novamente para solicitar a Id deste inseto, medindo cerca de 3 cm. Registros à noite na parede de um chalé, próximo a um brejo. Em Abadiânia-GO. Obrigada!
Zeila Lemos.
É um bicho que realmente está me deixando confuso. Parece, pelo menos superficialmente com o gênero Zanna, tradicionalmente classificada como Fulgoridae: Zanninae: Zannini, mas que há estudos questionando esta classificação em Fulgoridae. Se checarmos a distribuição do gênero, ele é do Velho Mundo; procurando gêneros que lembram Zanna no novo mundo, primeiro cheguei a Rhabdocephala (Dictyopharidae) da América do Norte e depois algo muito mais animador, Amerzanna peruana (Fulgoridae: incertae sedis) que chega à Bolívia, muito perto de Goiás; tem diferenças morfológicas, mas pelo menos já temos algo próximo que deve ter parentesco.
Esta é "oficialmente" a única espécie do gênero, mas encontrei este registro que parece ser no Mato Grosso e que alguém identificou como Amerzanna pulmuncula, os padrões alares parecem ser os mesmos, foi muito difícil descobrir de onde saiu, mas vejo que se refere a Zanna pulmunculus, bicho que está com a distribuição estranha, é lá da Indonésia e parece ter sido visto na Bolívia, vou tentar investigar mais sobre isso offline, por que na internet parece que só temos isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário