segunda-feira, 27 de maio de 2024

Moscas de Minas Gerais

Olá! Trago estes dípteros para possível identificação. Fotografados em Contagem - MG. Parque Fernão Dias - Bioma Mata Atlântica. A segunda foto me parece ser Cholomyia inaequipes. A quinta e sexta foto é do mesmo indivíduo. Obrigado!!
Davidson Moreira.
A primeira é uma Thecomyia (Sciomyzidae: Sciomyzinae: Tetanocerini), Pires & Marinoni (2011) fala em T. lateralis em Minas, mas com T. limbata pertinho no Rio de Janeiro, também me parece possibilidade.

Quanto à segunda, o CTFB está claramente incompleto, Santis & Nihei (2011) me dão a entender que C. acromion null(Tachinidae: Tachininae: Myiophasiini) também pode ocorrer na região, esta seria mais rara e se diferencia por ter as pernas do segundo par 1, 5x maior que as outras em vez de 2x na C. inaequipes. Macho, sem dúvida.

As outras duas são pouco distintas, acho que temos Muscidae, talvez Helina sp. (Phaoniinae). A outra está ainda mais difícil, se vê menos a venação alar, estou pensando em Tachinidae, mas sem qualquer segurança.

Por fim, algumas características me lembram Plagioneurus univittatus (Dolichopodidae: Plagioneurinae), minha dúvida é se as asas não são grandes demais. A família deve estar certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário