segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Mosca Thecomyia no Espírito Santo

Oi, Cesar, meu quintal esta bombando de mosquinhas e não tenho ideia do motivo. Quer dizer, embaixo de onde estão as cigarrinhas Aetalion algumas delas ficam mais ativas se alimentando do 'xixi' Eu tive a ideia de colocar fruta pobre em alguns locais estratégicos, talvez isso possa atrair algumas. Hoje vi vários Stratiomyidae e a Fiona novamente, mas ela não me deu nenhuma chance. E quando já ia triste e sozinha pela estrada, eis que vejo uma mosquinha diferente na folha da bananeira. Pensei que fosse Stratiomyidae e fui tirando fotos. Quando passei pro pc, eu vi que ela tem um homenzinho do espaço na cabeça, aí fui pesquisar. Achei que deveria começar por Neriidae ela parecia um pouco, talvez tivesse sido atraída pela banana que coloquei lá fora. Então eu cai na pagina do Dipterainfo onde tem uma mosca exatamente igual. A ID seria Sciomyzidae Thecomyia sp. Eu não achei nada sobre registro dela no Brasil. Mas tem na Colombia. As larvas são importantes no controle biológico de caracóis. O resto agora é com vc, meu chapa.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Não sei se não estou vendo algo, mas no mapa eu vejo apenas a informação de que é Sciomyzidae na Colômbia, mas não este gênero. Porém, os dois registros que achei em Diptera Info são da Guiana (1, 2), o que já é América do Sul, este outro apenas em vista lateral, do Peru, o que também parece igual em Planeta Invertebrados (que as chama de mosca-do-brejo ou matadora-de-caracóis), do Pará.

Mas acho que o melhor trabalho a se ver é Pires & Marinoni (2011), sem imagens, mas que apesar de não ter nenhum registro delas para o Espírito Santo, tem de T. lateralis para São Paulo, Minas Gerais e Bahia e de T. limbata para São Paulo e Rio de Janeiro. O artigo fala sobre as duas espécies serem filogeneticamente relacionadas, então talvez nem seja possível a diferenciação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário