quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Besouro Bostriquídeo Xyloprista no Espírito Santo

Eu ia enviar o registro de outra aranha, mas a alguns dias encontrei este besouro um tanto diferenciado.. vou enviar todas as fotos que estão na galeria:

Guaçuí ES.
Erik.
Trata-se de Bostrichidae, uma coleobroca de madeira. Parece ser Xyloprista sp. (Bostrichinae: Xyloperthini) e nós temos imagens das espécies (1, 2, 3) e chave de identificação (Liu & Beaver, 2013) e, mesmo assim, estou achando difícil determinar, me inclino mais a crer que seja X. praemorsa.

Bicho-do-Coco em Minas Gerais

Olá Cesar, como está? Trago um besouro, provavelmente Pachymerini, do dia 23/03/2022. Será que é possível aprofundar na identificação? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Sim, com certeza Pachymerini (Chrysomelidae: Bruchinae), me parece Pachymerus sp.

Mariposa Pseudodirphia no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Pseudodirphia sp. (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini), provavelmente a mesma espécie do ano passado. Ainda acho que P. agis é a mais provável, só que elas estão me parecendo um pouco claras e é justamente P. alba que eu não encontro imagens e seu nome sugere ser branca.

Percevejo Eubule no Rio Grande do Sul

olá, boa tarde..
esse inseto estava na minha mão hoje... poder ser um barbeiro ou talvez seja apenas um percevejo? por favor, poderia me ajudar a identificar? não consegui ter certeza somente vendo a publicação a respeito aqui neste site... se puder contribuir, obrigada... :)
sou de Viamão, moro em região onde tem mato. no Rio Grande do Sul.
Rosalina Dos Anjos.
Creio que dá pra afirmar a espécie, Eubule sculpta (Coreidae: Coreinae: Spartocerini). É um bicho fitófago, não parece ser de grande importância em alguma cultura, pois não aparece muito em artigos, vejo apenas Carpintero & Testoni (2013) citando sua ocorrência em Araujia odorata (Apocynaceae).

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Maria-Fedida no Rio de Janeiro: Taurocerus?

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta Maria-fedida que fotografei em Guapimirim no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Bom, parece demais com Taurocerus sp. (Pentatomidae: Pentatominae: Pentatomini). O problema é que a chave de Grazia & Barcellos (2005) divide as quatro espécies (três no Brasil) em dois grupos, duas com o ápice dos úmeros pretos e duas com eles amarelos, neste eles são vermelho-alaranjados, complicando a história.

Gorgulho no Acre

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este gorgulho que fotografei no PN da Serra do Divisor no Acre. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Eu só daria maior certeza nesse se encontrasse um com os mesmos padrões, o que não consegui; meu melhor palpite é Conotrachelus sp. (Curculionidae: Molytinae: Conotrachelini), são mais de quinhentas espécies conhecidas só no Brasil.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Ninfa de Louva-a-Deus Stagmatoptera no Paraná

Olá, help me please, esse inseto voou no meu óculos enquanto eu tava andando no campus da faculdade aqui em Maringá, PR. Imaginei que fosse um gafanhoto mas é muito diferente das imagens que vi no Google. Você tem mais informações sobre ele ? Ele ficou imóvel e eu coloquei ele próximo de algumas plantas que haviam no local, a foto é minha e foi tirada em 22/11/2017 as 13:01 horário de Brasília.
Valmichel Jonas.
Esse é um louva-a-deus, me parece ninfa de Stagmatoptera (Mantidae: Stagmatopterinae). A parte estranha é que adultos são alados, mas ninfas ainda não podem voar, talvez ele tenha caído de algum lugar.

Formiga Carpinteira-Dourada em São Paulo

Oi, Cesar.
Sábado passado cliquei esse bicho. Creio ser uma formiga, mas não tenho certeza. Você conhece essa?
Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos.
Sim, ela é uma Camponotus sp. (Formicidae: Formicinae: Camponotini) e, muito provavelmente, C. sericeiventris.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Cigarrinha Lebaja em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem? Encontrei essa cigarrinha numa bromélia de uma mata sombreada. Achei interessante esses desenhos dela. Ela não é arisca, porém muito rápida para se afugentar embaixo da folha ao querer fotografá-la. Consegue ID pra nós aí? Obrigado!
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Acredito que seja nosso segundo registro de Lebaja mediana (Cicadellidae: Cicadellinae: Cicadellini). Não sei se a linha "mediana" indica uma fêmea, mas pelo menos é o que vemos nos exemplares do NHM.

Besouro Carabídeo no Rio Grande do Sul

Encontrado em Erechim RS sob detritos de madeira. Aparecem com frequência.Trata-se de besouro predador?
Teilor Schmidt.
Besouros da família Carabidae são bem conhecidos como predadores benéficos para plantações, tanto em fase adulta como larval mas, segundo Johnson & Cameron (1969), "Sabe-se que mais de 150 espécies utilizam matéria vegetal como alimento em graus variados, com algumas espécies utilizando-a quase exclusivamente."

Infelizmente, é um Harpalinae de morfologia muito "normal", eu não consigo dizer qual é, mas se for algo como
Notiobia (Anisotarsus) cupripennis (Anisodactylini), o bichinho gosta de sementes.

Mariposa no Ceará

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Potengi no Ceará. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Me parece Noctuoidea, mas tendo procurado muito, ainda não consegui chegar a uma conclusão de onde ela se encaixa dentro disso.

Mriposa Renodes em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem com você? Trago uma mariposa do dia 22/03/2022 que acredito ser Renodes curvicosta (Erebidae: Eulepidotinae: Panopodimni).

Cheguei a verificar outras espécies do gênero e acredito que essa combine melhor. O que você acha? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
É complicado por que não vejo imagens nem desta (senão uma ilustração) e nem de algumas das nossas outras. No entanto temos que Guenée (1852) a descreveu como tendo a região costal das asas superiores muito curvas no meio, como sugere seu nome, e não vejo evidência desta característica aparecer em outra espécie, de modo que, muito provavelmente, é isso mesmo.

domingo, 27 de agosto de 2023

Sínfilo Hanseniella na Bahia

Olá, boa noite! Achei um symphyla novamente no quintal de casa em Ribeira do Pombal/BA, porém dessa vez tenho uma lente macro e as fotos ficaram bem melhores
Miguel Macedo Luz Vieira.
De fato vejo Hanseniella sp. (Scutigerellidae).

sábado, 26 de agosto de 2023

Besouro-Tartaruga Stolas no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID este besouro que fotografei na Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Neste eu dou o palpite de Stolas schaumi (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini), menos por comparação com as poucas imagens oficiais que vejo e mais por que parece ser conspecífico com esses que Rob Westerduijn tem identificado assim: 1, 2.

Formiga-Rainha Camponotus em São Paulo

Boa tarde. Gostaria da identificação dessa rainha, acredito que seja uma Camponotus. Sendo, conseguiria chegar na espécie? Depois de 2 dias de calor atípico para a época do ano, foi encontrada na manhã seguinte após chuva na madrugada e queda na temperatura.Animal fotografado em Cananéia-SP, zona urbana. Obrigado
Igor Federsoni.
Sim, tudo indica Camponotus (Formicidae: Formicinae: Camponotini), não te asseguro a espécie, mas pela coloração, me parece uma C. (Myrmothrix) renggeri.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Aranha Falsa-Viúva no Espírito Santo

E aí César, tudo bem?!
Dessa vez só estou deixando aqui esse registro de uma Steatoda ancorata que fiz a dois dias atrás:

Guaçuí (ES).
Erik.
Aos leitores, Steatoda spp. (Theridiidae) podem provocar uma picada bem desagradável.

Aranha Caranguejo Filodromídea no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta aranha que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
O dr. Antonio D. Brescovit confirmou que parece ser uma Philodromidae, mas acrescentou que a posição em aparecem os olhos não permitem ir além. Procurando uma para comparação, encontrei esse machinho que o Michelloto identificou como Cleocnemis zabele, achei um pouco diferente, meio robusta, mas ela possui os mesmos anéis nas tíbias.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Casal de Percevejos Epipolops em São Paulo

Olá, César!
Na mesma árvore que fiz as fotos dessa cigarrinha acabei fotografando também, sem intenção, esse diminuto casal.
As imagens não ajudam muito.
Fiquei curioso, mas eu sinceramente não sei nem por onde começar pra tentar identificá-los... 😅
Por esse motivo, peço desculpas por postar as fotos aqui.
Algum palpite?
Um abraço
Gabriel Bergamaschi de Valinhos, São Paulo.
As fotos em si estão boas, o ângulo de fato não ajuda muito. Mas esses são bichinhos tão distintos que não me parece poder serem qualquer outra coisa, senão Epipolops sp. (Geocoridae: Pamphantinae: Epipopolini), com cinco espécies no Brasil. Dá pra dizer mais ainda, pelo que se vê no pronoto no canto inferior direito, temos E. frondosus.

Besouro-Tartaruga Chelymorpha em Minas Gerais

Bom dia Cesar! Tranquilo? Encontrei esse Besouro tartaruga vagando numa bromélia, não sei se alimentava dela. Quem seria esse? Não me parece estranho, o mais semelhante que encontrei foi Chelymorpha sp., mas acho que tem algumas diferenças do que eu postei aqui. Seria a mesma espécie Chelymorpha cribraria? Obrigado
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, nós estamos falando de uma espécie polimórfica. Não sem dúvida, mas estou acreditando que sim, é Chelymorpha cribraria (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini).

Mariposa-Vespa Calonotos em Rondônia

Achei em Rondonia, Alto Alegre dos Parecis, dentro de casa. Queria saber qual é, nunca tinha visto!
Wallace Starling.
Esta é difícil por que há muito bicho semelhante, mesmo em outros gêneros, mas não vejo outra que combine tanto quanto Calonotos aequimaculatus (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina).

Aranha-Marrom no Piauí

Aranha para identificação:
Localização: Parnaíba-PI
Encontrada à noite, dentro da residência.
Acredito que seja uma aranha marrom.
Francisco Lucas.
Sim, Francisco, temos mais um macho de aranha-marrom do gênero Loxosceles (Sicariidae) e com esta foto, acho que dá pra acrescentar que é uma L. intermedia.

Picada de Aranha-Lince Oxyopes na Bahia

Boa noite, sou de Salvador Bahia, gostaria de saber qual é essa aranha, acordei a noite com ela me mordendo no braço, ficou ardendo bastante, segue foto:
Misael Ferreira.
Trata-se de uma aranha-lince Oxyopes sp. (Oxyopidae), provavelmente O. salticus. Ela não representa perigo, mas eu sempre recomendo que se lave bem qualquer picada, para não infeccionar.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Percevejo Predador Paquinomídeo no Piauí

Por favor me ajudem a identificar se esse bicho é realmente um barbeiro. Por favor
Sou de altos Piauí.
Paul Gray.
Foi difícil, mas consegui uma resposta. Em 2018, fiz uma postagem de espécime fotografado pelo Diogo no Rio de Janeiro que, sendo Pachynomidae, como até as asas indicavam, a falta de ocelos indicaria também Camarochilus sp. (Pachynominae); acrescento agora que C. confusus é a única espécie conhecida no Brasil segundo o CTFB, embora a revisão Weirauch, Forero & Schuh (2020) mostre espécies tão próximas às nossas fronteiras que dificilmente não podem ser encontradas por aqui.

Isso coloca aquele exemplar do Diogo "em quarentena", pois embora tudo tenha indicado na ocasião, ele simplesmente não combina com as espécies vistas na revisão, se não for um bicho que ainda não atingiu sua coloração final, não sei o que poderia ser.

Estes percevejos-predadores pertencem a uma família diferente da dos predadores comuns e dos barbeiros, aparentada na superfamília Reduvioidea.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Barata Hormetica no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID esta barata que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Esse é um macho de Hormetica (Blaberidae: Blaberinae), dentre as que temos imagens, a princípio eu diria H. laevigata, conhecida por barata-da-bananeira, mas há várias espécies que desconheço a aparência e vejo que a H. scrobiculata da Esalq seria também uma candidata. Então encontrei Rehn (1917) e me parece correto apostar em laevigata mesmo, a outra seria esta, com tégminas mais curtas.

Besouros Astylus no Rio Grande do Sul

Encontrado em grandes quantidades, em flores, em Erechim RS.
Teilor Schmidt.
Creio que a espécie seja Astylus quadrilineatus (Dasytidae/Melyridae: Melyrinae: Astylini). Esse é o nosso terceiro registro da espécie, os três são no Rio Grande do Sul, em grandes quantidades e nesta mesma época do ano (agosto e setembro).

sábado, 19 de agosto de 2023

Formiga-Feiticeira Pseudomethoca em São Paulo

Boa tarde Cesar! Poderia me dizer a espécie dessa que eu acho se tratar da vespa "formiga feiticeira"? Registro feito em Campos do Jordão - SP em 27/12/2021.
Alex S. Rosa.
Há quanto tempo, Alex. Sim, uma formiga-feiticeira do gênero Pseudomethoca (Mutillidae: Sphaeropthalminae: Sphaeropthalmini), só tenho dúvida se é P. (Sphinctopsis) spixi (= P. melanocephala) ou se é uma espécie bem semelhante.

Mariposa Depressariídea no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID esta mariposa que fotografei em Petrópolis no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Dependendo pra quem se pergunta, a subfamília Stenomatinae é Depressariidae ou Oecophoridae; me parece ser uma. É um grupinho complicado para irmos além, principalmente por falta de referências para compararmos.

Mariposa Syssphinx com Ovos no Espírito Santo

Olá de novo, César! Encontrei essa mariposa(?) em abril. Quando a encontrei ela estava com as asas meio tortinhas, como na primeira foto, mas quando a coloquei em uma planta ela se ajeitou. Ela estava com algo agarrado nela também, são ovos?
Obrigado desde já. (Vitória - ES)
Cris.
Me parece ser uma Syssphinx molina (Saturniidae: Ceratocampinae). Pelo jeito os ovos romperam o abdome, não sei se pode indicar o ataque de algum predador, mas eu acredito mesmo que é ela quem produziu mais ovos do que pode comportar, por algum motivo vejo com frequência em borboletas-do-coqueiro.

Aparentemente também, não tive acesso, é Lancaster & Downes (2013) quem diz que isso pode até ser algo vantajoso, essa mariposa nem se alimenta quando adulta e não vive muito, quanto mais ovos produzir, melhor para a perpetuação da espécie.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Ciclo de Borboleta Celaenorrhinus em Minas Gerais

Boa noite Cesar! Td beleza? Segue mais um ciclo encerrado. Desta vez uma Hesperiidae que foi encontrada numa planta, que posto a foto, mas não sei o nome! O ciclo durou um pouco mais de 2 meses. Acho que há algumas espécies bem parecidas, será que consegue uma ID para nós? Obrigado sempre Cesar!
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Em 2016 você já havia obtido o ciclo de uma borboleta muito semelhante, mas com menos janelinhas, apesar desta diferença e daquela larva ser mais incolor, eu aposto que elas são uma mesma espécie. Naquela ocasião, eu identifiquei como Celaenorrhinus sp. (Hesperiidae: Pyrginae: Celaenorrhinini), com a espécie mais provável C. eligius punctiger, baseado na distribuição, que provavelmente usei BOA e Savela, mas com a ressalva de achar um pouco diferente.

Agora, eu vejo que por exemplo Shirai et al. (2023), em um levantamento de fauna em São Paulo, lista tanto esta como C. similis e, mais importante talvez, Soldati, Silveira & Silva (2019) encontraram em Minas Gerais apenas a segunda. Ela é, sem dúvida, mais condizente.

Jefferson Coelho: Ótimo ciclo! A planta parece ser da família Acanthaceae.